As novas instalações da unidade foram entregues nesta quinta-feira (6), pelo prefeito Sebastião Almeida, por seu vice, Carlos Derman, e pela secretária de Saúde Teresa Pinho.
A UBS, que desde 2010 conta com o apoio de três médicos residentes e estudantes de medicina, dentro do programa de residência médica, ganhou mais dois consultórios clínicos, passando a contar com um total de sete."Para trazer toda essa tecnologia e acolher melhor a população precisávamos ampliar essa UBS, que foi construída na década de 90 e hoje funciona como uma unidade escola", destacou a secretária de Saúde, Teresa Pinho.
Com a reforma da UBS, a farmácia, que antes ficava nos fundos da unidade, agora foi instalada em espaço mais amplo perto da entrada, o que já melhorou o fluxo interno local, diminuindo a quantidade de pessoas que circulam pelo ambiente, bem como facilitou a organização de medicamentos, insumos e materiais.
O atendimento de urgência ganhou entrada separada, benfeitoria que iráagilizar e dar mais qualidade à assistência dos casos mais graves. Além disso, a unidade passou a contar com dois consultórios de enfermagem e outros dois odontológicos, o que representa o dobro do espaço que essas áreas tinham para trabalhar antigamente.
Mais de 15 ambientes
"Agora essa unidade é uma das maiores UBS do município, com mais de 15 ambientes para o atendimento dos usuários", ressaltou o vice-prefeito. Durante seu pronunciamento, ele anunciou que o compromisso de seu próximo governo será a construção de uma academia de saúde no local, em terreno ao lado, bem como a instalação de uma Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Jardim Alice.
Outra grande vantagem da reforma foi a mudança da sala de vacina, que ficou em área mais estratégica, perto da porta, medida que também já está refletindo na melhoria do fluxo interno da UBS. Ainda foram ampliadas na unidade as áreas de sanitários e vestiários, o setor administrativo e a cozinha para os funcionários.
"Com a reforma poderemos oferecer um acolhimento mais individualizado e com mais privacidade. Além disso, teremos mais qualidade e rapidez no atendimento, com espaço mais adequado para receber a população e melhores condições de trabalho para os profissionais", explicou a gerente da Região de Saúde Pimentas-Cumbica, Antônia Peres.
Para o prefeito Almeida, a reforma da UBS Jacy representou a construção de uma nova unidade dentro da antiga. "As benfeitorias realizadas criaram condições melhores de trabalho e de receber a população, porque com instalações mais adequadas para trabalhar os profissionais têm mais condições de atender melhor os usuários", disse.