Nestes sábado e domingo, as 2.300 escolas participantes do programa Escola da Família, idealizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, encerram as atividades de 2012.
Com ações gratuitas voltadas à comunidade e focadas nas áreas de trabalho, cultura, esporte e saúde, cada unidade de ensino participante realizará sua própria programação de encerramento. Em todo o Estado as atividades serão retomadas no último fim de semana de janeiro, dia 26.
"O objetivo do programa é garantir o acesso da comunidade aos espaços escolares, aos fins de semana, com atividades que proporcionem momentos de lazer, conhecimento e, principalmente, estabeleçam o convívio entre a escola e a comunidade. Essa contribuição do programa favorece o fortalecimento da identidade da comunidade com o bairro e com a escola", afirma a chefe do departamento de parcerias da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Ana Maria Stuginski.
Sobre o Escola da Família
Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa.
As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.