Alunos, familiares, educadores convidados especiais participaram da solenidade de formatura dos 18 integrantes do Projeto Lapidar realizada na noite de 13 de dezembro no salão de eventos do Sindicato de Guarulhos e Região – Sindiquímicos. Após quatro meses participando do treinamento administrativo com ênfase em contabilidade, os jovens terminaram o curso e devem ingressar nas empresas de Contabilidades em janeiro de 2013.
O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Social dos Químicos – ISQ, Aché Laboratórios, Sindicato das Empresas de Serviço Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia e Pesquisas do Estado de São Paulo – SESCON/SP e Viva Guarulhos e visa a formação dos alunos e seu ingresso no mercado de trabalho.
Antonio Cortez Morais, vice-presidente do Sindiquímicos, enalteceu a importância e o resultado da parceria e o empenho dos jovens formandos. "O projeto reflete a nossa responsabilidade na construção da sociedade. Acreditamos nestes jovens e na formação deles como profissionais e como cidadãos que passarão o seu conhecimento adiante e contribuirão para a construção de um mundo melhor. Tenham certeza de que todo dia, é dia de aprendizado", disse.
O Sindiquímicos também esteve representado pelo diretor João Pedro Pereira Neto que ao longo do curso acompanhou a dinâmica das aulas.
"Hoje se encerra uma fase e se inicia uma nova etapa na vida profissional de vocês. Que vocês desfrutem com muita vontade e empenho", falou Larisse Alves, analista de Comunicação do Aché laboratórios. O Aché também esteve representado por Mauro Ogino, analista de Comunicação, que enalteceu a importância e oportunidade da empresa em se aproximar da comunidade e contribuir com a formação profissional de jovens de Guarulhos.
Manoel de Oliveira Maia, presidente da Comissão de Responsabilidade Social e da Ação Desenhando o Futuro do SESCON/SP, lembrou que sempre há dois caminhos na vida de uma pessoa, o caminho do bem e do mal, e que os jovens formandos do Lapidar tinham optado pelo caminho do bem e que agora iriam trilhar uma nova jornada de sucesso, em que o preparo profissional e o estudo devem ser companheiros. "Que vocês iniciem uma carreira profissional de sucesso e nunca deixem de estudar, estudar e estudar", disse Manoel ao lembrar também que a parceria do SESCON junto a outras entidades foi responsável pela formação de 3.600 jovens e com o ingresso de 80% no mercado de trabalho.
Pedro de Souza, tesoureiro da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Itapetininga e Região, parabenizou os parceiros e formandos pela conquista e enalteceu a importância do movimento sindical em realizar projetos desta magnitude. "É com alegria que vemos a construção e o resultado de uma parceria entre empresários, OnG e movimento sindical. Este é o resultado de um compromisso de um sindicato cidadão, parabéns a diretoria do Sindiquímicos pelo trabalho desenvolvido junto aos jovens e sucesso a todos vocês", concluiu.
Homenagens
Ao falar a todos os presentes, Lino Almeida, coordenador do projeto do ISQ, lembrou que os formandos que participaram de um criterioso processo de seleção chegam ao final do curso, como vencedores. Lino enalteceu o empenho e apoio de Elaine de Paula, funcionária do Sindiquímicos que esteve desde o primeiro dia prestando assistência ao grupo, dos professores Ana Paula Pereira Santos (RH, conhecimentos gerais e português), Braulino José dos Santos (Contabilidade) e Lúcia (Matemática).
Camila Maria da Silva formada na primeira turma do Lapidar fez questão de deixar umas palavras aos formandos. "Hoje vocês estão vivendo uma realidade. Sejam felizes", falou Camila em mensagem aos alunos e após compartilhar a alegria de trabalhar na área e hoje cursar Ciências Contábeis na Unimesp/FIG.
As formandas Letícia Moraes e Bianca Cassita fizeram um discurso emocionado aos amigos e agradeceram as entidades e empresa pela viabilização do projeto e as suas famílias pelo apoio em busca de uma qualificação profissional e pelo primeiro emprego.
Para os pais de Bianca, Luciene Aparecida Cassita da Silva e Heraldo Rodrigues da Silva, o Lapidar representa um grande passo na vida da filha. "O Lapidar trouxe amadurecimento para a minha filha, ela obteve importantes ensinamentos que com certeza trarão resultados positivos e sucesso em sua vida profissional", disse Luciene.
"Viso boas perspectivas para a vida profissional da minha filha que sempre contou com incentivo para sua formação educacional e agora busca uma independência financeira. Estamos felizes por ela", Heraldo.
Claudia Ribeiro e Paulo Roberto, pais de Letícia Moraes, enaltecem a oportunidade da filha na qualificação para o primeiro emprego. "Como o nome sugere, o projeto a lapidou para o mercado de trabalho. Faço votos que esta iniciativa se repita por muitas edições", falou Claudia.
Já Paulo Roberto ressaltou a diretriz do curso que coloca os alunos em contato com várias áreas da empresa e seus departamentos. "O projeto possibilita o ingresso ao mercado de trabalho e esta oportunidade, ela desempenhará com muito sucesso", encerrou.