Uma ideia, um novo projeto. Logo, a visão de um futuro melhor. A capacidade de criar melhorias e projetos educativos é constante, mas necessita de subsídios para se concretizarem. O Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, proporciona através da "Rede de Projetos" a realização destes planos.
A Rede visa potencializar a frequência da população de baixa renda aos centros de inclusão, para promover a utilização da tecnologia como suporte para o desenvolvimento.
Os projetos do Acessa SP são elaborados e desenvolvidos por usuários e monitores-projetistas que visualizam oportunidades nas demandas que chegam aos postos ou nas necessidades de sua comunidade.
Interesse coletivo
Para contribuir com o crescimento social comunitário, Elisangela Alves Pereira, de Cabrália Paulista, região administrativa de Bauru, criou o "Projeto Cidadão" que tem como principal objetivo facilitar o acesso das pessoas aos serviços online e gratuitos oferecidos pelo Governo.
Diariamente, a monitora-projetista auxilia os usuários, por exemplo, na elaboração de currículos, emissão de documentos via internet, dá dicas sobre como se comportar em uma entrevista de emprego e como se tornar um empreendedor formalizado.
Além disso, ela ainda organiza diversas ações, como levar as crianças da cidade ao Poupatempo de Bauru para fazerem seus documentos. Para isso, conta com a ajuda da prefeitura, que arca com os gastos e cede um veículo para o transporte.
Para Elisangela as atividades desenvolvidas despertaram interesse nos cidadãos, que passaram a ter outra visão sobre o programa Acessa SP.
"A iniciativa ajudou a colocar o Acessa SP em evidência. A população mais velha mudou a visão sobre ele, afinal, perceberam que envolve muito mais do que apenas livre acesso à internet. Trata-se de inclusão digital!", conclui a monitora-projetista.
Fomento ao turismo
Outro exemplo de projeto é o "Blogueiros de Plantão". Criado por Regina Buzo, usuária do Acessa SP, em parceria com Felipe Taliar Giuntini, monitor do posto de Mococa, localizado na região de Campinas, tem como proposta inicial divulgar o turismo da cidade.
Para contribuir a divulgação dos atrativos locais, tomou a iniciativa de se juntar com o grupo do posto de Mococa e desenvolver um blog para divulgar o município. Além disto, eles ensinam aos usuários como criar e manter um blog atualizado.
Envolvida em questões turísticas há mais de 20 anos, Regina diz que a cidade tem muito a oferecer neste aspecto: "É uma cidade com muita demanda de turismo rural, são muitos casarões e fazendas históricas. Manter um blog atualizado na rede facilita a vida das pessoas que vêm nos visitar, afinal, eles têm a oportunidade de pesquisar e já montar um roteiro com aquilo que querem fazer".
Para participar
A Rede de Projetos do Acessa SP não é restrita. Todas as pessoas que tenham ideias de projetos, sendo elas monitoras ou não, podem participar e desenvolver trabalhos. Basta procurar o posto mais próximo e fazer uma parceria. Assim, terão a disposição toda infraestrutura, desde que respeitem as regras de funcionamento do programa.
Os monitores interessados devem solicitar o convite na equipe da Rede de Projetos a qualquer tempo ou durante a participação do módulo de formação presencial.
O mesmo vale para os usuários, que podem manifestar o interesse e solicitar o convite diretamente para o monitor do posto, que, prontamente, explicará as regras de funcionamento da Rede e quais as condições de desenvolvimento de um projeto nos postos do programa. Há ainda uma análise de viabilidade dos projetos.
Serviço: O Acessa São Paulo está presente em 554 munícipios do Estado, com 687 postos. Para localizar a unidade mais próxima, basta acessar o site: www.acessasp.sp.gov.br.
Att,