No Lopes Supermercados, neste fim de ano, pela primeira vez, a importação está sendo realizada pela própria rede, em parceria com a Opergel Industrial de Produtos Alimentícios LTDA, oferecendo o bacalhau norueguês aos clientes, produto tradicional mais vendido no mundo de qualidade e preço atrativo.
Na empresa, a venda do peixe, nos últimos três anos, vem apresentando crescimento tanto no volume quanto nas vendas. Em relação a 2009, o ano de 2010 apresentou crescimento em volume de 24,84%, de 37.366Kg para 50.400Kg. Em relação a 2010, 2011 apresentou crescimento de 53,23%, com volume de vendas de 78.140Kg. Para este ano de 2012, está prevista a venda de aproximadamente 90 toneladas.
Internamente, todos os anos, quando há proximidade da época, os encarregados e colaboradores recebem treinamento teórico e prático com auxílio de apostila, que aborda diferentes pontos sobre a padronização do corte, conservação do produto e exposição para que a posta fique atrativa e com destaque dentro da loja.
Para Vanderley Pereira, Supervisor de Salsicharia e PAS da rede, é importante que haja atenção e cuidado com o manuseio do produto e exposição para aumentar as vendas. "Não basta só colocar o bacalhau na área de vendas. É necessário ter conhecimento sobre o produto, manter a padronização nos cortes, expor dicas para os clientes através de cartazes e também aplicar o cross merchandising, com exposição de produtos complementares como vinhos, azeites e azeitonas.", diz.