Cidades

Prefeito de Guarulhos é eleito presidente do Condemat

O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, foi eleito para assumir a presidência do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) em 2013.

A reunião também definiu a composição da nova diretoria, já com a participação de prefeitos que assumiram o mandato no dia 1º de janeiro. "O consórcio é fundamental para que possamos trabalhar de forma coletiva. Assim, nossa força é maior para resolver problemas em comum", afirmou Almeida.

O vice-presidente do Condemat será o prefeito de Guararema, Márcio Alvino; o 1º secretário será Paulo Tokuzumi, novo prefeito de Suzano, e os cargos de 1º e 2º tesoureiros serão ocupados, respectivamente, por Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, de Poá, e Gabriel Bina, o padre Gabriel, novo prefeito de Santa Isabel.

O Conselho Fiscal será composto por Marco Bertaiolli (presidente), de Mogi das Cruzes, Abel Larini, de Arujá, Carlos Alberto Taino, o Inho, de Biritiba Mirim, e também pelos recém-chegados Mamoru Nakashima, de Itaquaquecetuba, Benedito Rafael da Silva, de Salesópolis, e Acir Filó, de Ferraz de Vasconcelos. "Todos foram escolhidos em consenso", disse Almeida.

O Condemat volta a se reunir em fevereiro. Segundo o novo presidente, o ex-secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, que assumiu mês passado a Casa Civil, será convidado para participar e prestar contas sobre o andamento das obras incluídas na Agenda Metropolitana do Alto Tietê, elaborada no primeiro semestre do ano passado pelas cidades integrantes do consórcio.

"Vou fazer um levantamento completo de todos os itens, cidade por cidade, e verificar em que pé está o andamento de nossas solicitações", destacou o presidente. Segundo Almeida, a expectativa é aproximar o Condemat do Governo Federal, buscando recursos para obras de infraestrutura na região.

O Condemat é composto pelas cidades de Guarulhos, Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

Posso ajudar?