A Construtora OAS Ltda, a Acciona Infraestructuras S/A e os consórcios formados pelas empresas Mendes Júnior/Isolux Corsán e Construcap/Copasa foram os vencedores da licitação para a construção do Rodoanel Norte. O valor proposto é de R$ 3.906.504.764,55, que representou desconto de 23,1% em relação ao valor de referência (R$ 5.080.191.168,55). O valor total do empreendimento, incluindo desapropriações, é de R$ 6,5 bilhões. O resultado foi publicado na edição desta terça-feira, 15/1, do Diário Oficial do Estado. Os participantes do processo licitatório têm prazo de cinco dias úteis para a apresentação de recursos. As obras terão prazo de 36 meses para conclusão após a emissão das ordens de serviço
A distribuição das propostas vencedoras e dos valores propostos por cada um dos seis lotes foi a seguinte:
Lote 1 – Consórcio Mendes Júnior/Isolux Corsán – R$ 647.611.591,06
Lote 2 – Construtora OAS Ltda – R$ 604.170.644,64
Lote 3 – Construtora OAS Ltda – R$ 601.140.442,61
Lote 4 – Acciona Infraestructuras S/A – R$ 788.021.820,59
Lote 5 – Consórcio Construcap/Copasa – R$ 646.340.371,22
Lote 6 – Acciona Infraestructuras S/A – R$ 619.219.894,43
Dezoito grupos pré-qualificados participaram da última etapa da licitação, com a apresentação de cerca de 600 propostas. As empresas Isolux Corsán, Acciona Infraestructuras S/A e Copasa são da Espanha.
O Rodoanel Norte é a maior licitação de obra rodoviária em andamento no País e segue as normas e regulamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que participou do financiamento com R$ 2 bilhões. A obra terá também R$ 1,720 bilhão do PAC e o restante do Tesouro do Estado.
O Rodoanel Norte terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Ele inicia na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O trecho Norte é uma rodovia "Classe Zero" (de alto padrão técnico e controle total de acesso), com quatro faixas de rolagem por sentido entre o Rodoanel Oeste e a rodovia Fernão Dias. O segmento entre a Fernão Dias e a via Dutra terá três faixas de rolagem de 3,6 m de largura em cada pista. A rodovia ainda é provida de canteiro central com 11m de largura e terá velocidade de 100 km/h.