Cidades

Universidade oferece programas gratuitos para tratamento à obesidade

Inscrições podem ser feitas por telefone ou e-mail. Iniciativa conta com apoio de nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e profissionais de educação física

A Universidade Guarulhos (UnG), na Grande São Paulo, está com as inscrições abertas para programas gratuitos de atendimento a pessoas acima do peso: o GAO (Grupo Atendimento a Obesos) e o GIO (Grupo Infantil Obesidade). Em ambos, os pacientes são acompanhados durante três meses por profissionais e estudantes de Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física. Nesse período, são orientados a escolher melhor os aliment os, aprendem técnicas de exercícios físicos e descobrem se o aumento de peso está atrelado a algum problema de origem psicológica. "Nossa meta é proporcionar qualidade de vida e recuperar a auto-estima das pessoas", explica o psicólogo José Cândido Cheque, coordenador das iniciativas.

Segundo ele, os maiores vilões da obesidade são o sedentarismo e o consumo exagerado de produtos industrializados. "Os jovens preferem ficar na internet, assistir TV ou jogar vídeo-game ao invés de praticar esporte ou brincar na rua com os amigos. A falta de atividade física ligada ao consumo quase que diário de comida fast-food colabora substancialmente para o aumento dos números da obesidade", acredita.

Os interessados em se inscrever ou fazer o mesmo pelo filho podem ligar para o telefone (11) 2464- 1700 ou enviar e-mail com nome completo, telefone de contato, peso e altura para o endereço [email protected]. O prazo encerra-se no dia 27 de fevereiro e as vagas são limitadas.

O GIO é voltado a crianças entre 07 e 10 anos de idade. Os encontros acontecem apenas no Campus Guarulhos-Centro da UnG. Já o GAO tem inscrições abertas para atividades em Guarulhos, Itaquá e Arujá. O único pré-requisito é estar acima do peso.

Posso ajudar?