Parceria entre a Secretaria do Trabalho e a FIG-Unimesp, que fica na Vila Rosália, garantiu a concessão de uma bolsa de estudos integral para Barbara dos Santos Oliveira, aluna que se formou no segundo semestre do ano passado em um dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Programa Oportunidade ao Jovem (POJ). Outros 20 alunos ganharam desconto de 50% nas mensalidades, enquanto 50 terão desconto de 40%.
Um total de 152 alunos do POJ se submeteu a uma prova de seleção realizada pela faculdade no último dia 22 de janeiro. Barbara foi a que teve melhor avaliação (73 pontos) e optou pelo curso de Ciências Contábeis, cuja mensalidade é de R$ 635,58. As aulas na FIG-Unimesp terão início no próximo dia 14 de fevereiro.
Segundo a coordenadora de cursos da faculdade, Maria Teresa Honório Franco, pelo fato de a FIG-Unimesp não ter aderido ao programa de bolsas do Governo Federal (Prouni) resolveu oferecer esse benefício para alunos de baixa renda e sem condições para frequentar um curso superior. "Essa é uma experiência pioneira, para garantir meios que garantam o acesso do maior número de pessoas à educação e à qualificação", afirmou.
Para o secretário do Trabalho, Rabih Khalil, a iniciativa é muito louvável, uma vez que ajuda a preparar os jovens para atuar no mercado de trabalho. "A educação é a base para a formação de uma cidade e está no DNA deste governo, garantiu.