As companhias aéreas associadas da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas – colocarão em prática algumas ações especiais por conta do Carnaval – período entre os dias 08 e 17 de fevereiro – para atender o aumento no movimento de passageiros nos principais aeroportos do país. Além disso, as empresas vão contar com voos extras. A principal recomendação da ABEAR para quem vai viajar é a realização do check-in remoto (utilização dos totens de autoatendimento nos aeroportos, check-in pela web e pelo celular). "Atualmente, 35% dos passageiros já utilizam esses serviços para diminuir as filas e agilizar os trâmites de embarque nos aeroportos brasileiros", diz Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voos da ABEAR.
Outras recomendações são a verificação de peso, dimensão e estado de conservação de bagagens, e a chegada com antecedência correta no aeroporto (duas horas para os voos domésticos e quatro horas para os voos internacionais).
Entre as medidas que serão colocadas em prática pelas empresas estão a disponibilização de aeronaves e tripulações reservas, reforço de escala de funcionários em aeroportos (balcão, sala de embarque, check-in, orientação para o uso de totens de autoatendimento, manuseio de bagagens e segurança), equipes de manutenção e centros de operações, além de incremento nos sistemas de Call Center e preparação de sistemas de atendimento de check-in capazes de trabalhar off-line (caso ocorram queda de sistema).
As associadas da ABEAR cumprem a Resolução n.º 141, da ANAC, quando ocorrem atrasos e cancelamentos de voos, garantindo comunicação, alimentação, transporte e hospedagem aos passageiros afetados.
Fim do horário de verão
A ABEAR alerta os passageiros para o término do horário brasileiro de verão, às 24h do dia 16 de fevereiro, que poderá impactar a malha aérea de alguns destinos, prioritariamente as cidades que não sofreram mudanças com o horário de verão. Os horários de voos (partidas e chegadas) dessas cidades deverão ser ajustados. A recomendação é que os usuários verifiquem junto às companhias aéreas se seus voos serão alterados. As empresas disponibilizam seus canais de comunicação (site, redes sociais, e-mail marketing, call centers etc.) para dar orientações, prestar esclarecimentos e disponibilizar os novos horários de voos.
Seguem os contatos dos canais de SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente:
AVIANCA – www.avianca.com.br / 4004-4040 / 0300-789-8160
AZUL – www.voeazul.com.br / 4003 1118
GOL – www.voegol.com.br / 0800 704 04 65
TAM – www.tam.com.br / 4002-5700 ou 0800 5705700
TRIP – www.voetrip.com.br / 4003 1118 ou 0800 887 1118