O evento acontece, simultaneamente, em mais de 100 cidades do Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal, e visa identificar crianças e adolescentes de baixa renda, com idade entre 11 e 17 anos, que necessitam de tratamento odontológico. Pela primeira vez dentistas do bem de 12 países se mobilizarão no mesmo dia para identificar novos beneficiários para o projeto.
Em Guarulhos, a ação irá acontecer na E.E Coronel Ary Gomes (Rua Alegre, s/n – Vila São Rafael), das 8 às 18h. Os jovens selecionados serão encaminhados para cirurgiões-dentistas voluntários do projeto Dentista do Bem, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos.
A dentista, voluntária e uma das coordenadoras regional do projeto "dentista do bem", Marília Vieira Martins, convoca a população a participar. "Espero ter um grande número de adolescentes neste mutirão do bem. A iniciativa simultânea em 12 países promoverá a maior triagem do mundo e Guarulhos terá a ação na Vila São Rafael", diz.
A triagem
O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.
A seleção
Após a triagem, é elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.
A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.
O tratamento
Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.
Serviço: Para conhecer o projeto Turma do Bem acesse o site www.turmadobem.org.br.