As empresas vencedoras da licitação (Construtora OAS Ltda, a Acciona Infraestructuras S/A) e os consórcios (formados pelas empresas Mendes Júnior/Isolux Corsán e Construcap/Copasa) têm 36 meses para concluir o último trecho do anel rodoviário.
A concorrência internacional permitiu que o Estado economizasse na contratação do último trecho do anel. "São 1,2 bi a menos e esse recurso volta para o governo para ser reinvestido", explicou o secretário de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho.
O Rodoanel Norte é a maior obra rodoviária financiada pelo BID em todo o mundo. A rodovia terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Ele inicia na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116).
O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. O anel viário contemplará toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), em especial Santana do Parnaíba, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, Santa Isabel, Arujá, Guarulhos e São Paulo.
Ao todo, serão realizadas intervenções em seis lotes, com extensão e valores diferentes. O governador salientou que essa divisão vai gerar empregos. "Nós teremos seis frentes de trabalho simultâneas, nos seis lotes e vão ser gerados 15 mil empregos".
Alckmin destacou também que as mais de cinco mil famílias que moram nos locais por onde o Rodoanel Norte vai passar não ficarão desamparadas. "Serão investidos R$ 1 bi em habitação, não deixaremos ninguém para trás", disse. Quem possui escritura da casa será indenizado pelo Estado; quem não tem deve receber uma casa do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A construção dessas moradias começou antes mesmo do início das obras do Rodoanel.
A CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental já concedeu a Licença de Instalação para os trechos considerados como Prioridade 1, por considerar que a DERSA atendeu às exigências ambientais prévias ao início das obras nos trechos licenciados. "Serão [construídos] sete túneis (ao todo 13,5 Km) para preservar o meio ambiente", afirmou o governador.
Sobre o Rodoanel Norte
Quando as obras estiverem concluídas, o tráfego, sobretudo de caminhões, será distribuído e desviado para o entorno da Região Metropolitana de São Paulo, melhorando o fluxo nas marginais e o trânsito dos veículos de transporte coletivo. Estima-se redução de 23% do VDM (volume diário médio) de caminhões na marginal Tietê, o que representa 17 mil caminhões por dia (conclusão da obra).
Ademais, como o tempo gasto nos congestionamentos e o consumo de combustível serão menores, haverá redução na emissão de poluentes. Calcula-se que, quando todo o anel viário estiver concluído, emissão de CO veicular (gases do efeito estufa) diminuirá de 6% a 8% na Região Metropolitana de São Paulo.
Trecho Leste
As obras para a construção do trecho Leste contam atualmente com 3.100 trabalhadores. Durante o início das obras do Rodoanel Norte, Alckmin anunciou que vai contratar mais 2 mil trabalhadores para os meses de seca (entre abril e maio). "No período de seca vamos acelerar a obra, uma vez que em abril e maio não há chuvas, e gerar emprego".