Cidades

HISTÓRIA – Corpo de Bombeiros comemora 50 anos em Guarulhos

O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros realizou na manhã desta sexta-feira (22) uma cerimônia no auditório do Adamastor Centro para comemorar os 50 anos da implantação do destacamento em Guarulhos.

Durante o evento, o prefeito Sebastião Almeida recebeu uma homenagem em nome da cidade e destacou o trabalho desenvolvido pelos bombeiros ao longo da história.

"O Corpo de Bombeiros salva vidas e leva conforto às famílias. Eles têm uma história de dedicação e compromisso com a população de nosso Estado", disse o prefeito Almeida, que recebeu uma homenagem da corporação, ao lado dos prefeitos Abel Larini (Arujá) e padre Gabriel (Santa Isabel), e de bombeiros da ativa e da reserva.

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, entre elas o tenente-coronel Minoru Yamashita, comandante do 5º GB, e o tenente-coronel Glauco Silva de Carvalho, comandante do CPA-M7 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano – Região7).


História
O Destacamento de Bombeiros de Guarulhos foi implantado em 23 de março de 1963, durante o governo do prefeito Mario Antonelli, após a aprovação da lei 799/62, que autorizou o convênio com o Governo do Estado. A iniciativa contou com forte apoio da Sociedade Civil de Prevenção e Combate ao Fogo, presidida por Waldomiro Pompeu, e do Rotary Club de Guarulhos.

O primeiro destacamento contava com 20 homens e três viaturas, sendo um carro Auto-salvamento, um Auto-bomba e um Auto-tanque. Atualmente, o 5º GB conta com 300 bombeiros e é responsável pelo atendimento a sete cidades da Região Metropolitana: Guarulhos, Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã, Arujá e Santa Isabel.

 

Posso ajudar?