Cidades

Estado de São Paulo já conta com mais de 700 postos do Acessa SP

Presente em 548 municípios, programa realizou 69 milhões de atendimentos

Um dos maiores programas de inclusão digital do País bateu uma marca importante. São Paulo já conta com mais de 700 unidades do Acessa SP. O número foi alcançado no final de abril, com a abertura do posto de Jaci, município da região de São José do Rio Preto. Em funcionamento desde julho de 2000 e com mais de 69 milhões de atendimentos, o programa do Governo do Estado, gerenciado pela Secretaria de Gestão Pública por meio da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados, está presente em 548 municípios paulistas.

O objetivo é oferecer ao cidadão acesso às novas tecnologias da informação, especialmente a internet, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e cultural. Nos postos, após um breve cadastro, o usuário pode utilizar gratuitamente o computador por 30 minutos e acessar sites de informação, redes sociais, se inscrever em concursos públicos, mandar mensagens, entre outras coisas.

Novidades

O secretário de Gestão Pública do Estado, Davi Zaia, ressalta a importância do programa, presente em praticamente todo o território paulista. Ele destaca as inovações que a pasta prepara. "Vivemos um novo tempo no Acessa SP. A Internet muda muito rápido e nosso programa precisa acompanhar essa evolução. Temos alguns pontos muito positivos, como a ampliação deste já consolidado programa. Estamos dando uma cara nova a ele, uma nova identidade visual e produtos novos".

Como exemplo, Zaia aponta as unidades do "Acessa sem Fio". "Elas contarão com internet wi-fi, e o Acessa Rural, para atender distritos do Interior distantes dos grandes centros. Muitas vezes temos locais com 5 mil moradores que não tem acesso à Internet. Então, focamos muito nisso. O Acessinha, voltado para as crianças, vem com um modelo mais moderno, com tablets e videogames. Vamos implantá-lo no Estado ainda este ano", afirma.

Perfil

Anualmente, uma pesquisa é feita para traçar o perfil das pessoas que utilizam o programa, a POnline. Segundo ela, o objetivo é identificar o perfil dos frequentadores dos postos, conhecer suas necessidades e expectativas. Nos resultados da edição aplicada no final de 2012, um dado que chama a atenção é que 83% dos usuários aprenderam a navegar na Internet no programa.

Ao todo, 62% dos usuários são do sexo masculino e 80% estudaram até o Ensino Fundamental; 67% utiliza o local para atividades profissionais e 50%, vão ao posto para estudar. Grande parte navega entre 1 e 5 horas por semana; 92,7% possuem pelo menos uma conta numa rede social. Mais da metade usa os serviços públicos – como consulta à Nota Fiscal Paulista, situação do CPF, entre outros.

Acessa São Paulo

Programa criado pelo Governo do Estado em julho de 2000, com o objetivo de oferecer ao cidadão acesso às novas tecnologias da informação, especialmente a internet, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e cultural

Números (abril de 2013): atendimentos: 69,2 milhões; Usuários cadastrados: 2,6 milhões; computadores 6,4mil; monitores 1,1mil.

Posso ajudar?