Cidades

EMTU implantará em Guarulhos Laudo Eletrônico para concessão de benefícios

A EMTU/SP está implantando o Laudo eletrônico, uma novidade na concessão de isenção tarifária a pessoas com deficiência, que se utilizam do transporte metropolitano.

O novo modelo trará economia de tempo no processo de emissão do laudo médico e em breve será implantado em todos os 38 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e paulatinamente nas demais regiões metropolitanas do Estado de São Paulo.

 

O novo sistema para a emissão do Laudo para concessão da isenção de tarifa aos deficientes será apresentado em quatro seminários promovidos pelos técnicos do CAPES – Centro de Atendimento ao Passageiro Especial, durante este mês de maio. Agora é a vez de Guarulhos, dentro da Região Metropolitana de São Paulo, a receber o Laudo Eletrônico, com encontro programado para acontecer no próximo dia 17 de maio, na Câmara Municipal daquela cidade, na rua João Gonçalves, 604, no centro de Guarulhos, e contará com a presença de coordenadores de saúde, equipes técnicas dos postos e representantes da secretaria municipal de saúde da região.

 

Neste seminário os especialistas da EMTU/SP e representantes da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, onde o programa já está em operação, irão apresentar o novo sistema de Emissão do Laudo Médico e será dado o início às operações e os postos terão um prazo de aproximadamente 60 dias para se adequarem ao novo modo de atendimento.

 

O Laudo Eletrônico vai agilizar o processo de concessão do benefício da isenção tarifaria a pessoa com deficiência, melhorando a qualidade e a segurança no atendimento ao passageiro especial. Com este sistema, quando o atendente do Centro de Atendimento ao Passageiro Especial digitar o número do Laudo Eletrônico, todas as informações do usuário serão importadas automaticamente, o que vai acelerar a emissão do laudo que deve ficar pronto em cerca de 10 minutos.

 

Como vai funcionar?

A unidade de saúde do município sendo cadastrada no Sistema CIPEs receberá senha e loguin para a emissão do Laudo eletrônico, sendo de responsabilidade da unidade de saúde estas informações de acesso ao sistema. Ao ser preenchido os campos com os dados pessoais, endereço, e identificação da patologia de acordo com os exames apresentados pelo usuário, o laudo será impresso gerando desta forma uma identificação numérica integrada ao sistema CIPEs/EMTU.

 

Como é feito hoje?

Hoje o Laudo Médico é um documento utilizado pelas unidades de saúde para a isenção tarifaria da pessoa com deficiência. O impresso é encaminhado pela Departamento de Atendimento ao Passageiro Especial da EMTU/SP para as unidades de saúde, juntamente com um selo de autenticidade o qual tem uma série numérica previamente cadastrada para a unidade. Sendo encaminhado de acordo com a demanda de cada unidade de saúde.

 

Cronograma de implantação

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte já está 100% já implantado.
Região Metropolitana da Baixada Santista começou no último dia 25 de abril e tem prazo de 60 dias para a implantação completa;
Região Metropolitana de Campinas deve começar a operar com Laudo eletrônico até o final deste mês de maio;
Região da Grande São Paulo estão previstos 4 seminários no mês de maio para esclarecimentos e início da implantação.

· Dia 15 de maio – Auditório EMTU São Bernardo do campo. (07 Municípios) – Em implantação

· Dia 17 de maio – Câmara Municipal de Guarulhos ( 15 municípios)

· Dia 28 de maio – Câmara Municipal de Osasco ( 16 municípios)

 

Otimização das informações dos usuários

As informações que chegam ao CAPES serão disponibilizadas às Secretarias Municipais de Saúde que farão um acompanhamento em tempo real dos problemas mais comuns e da patologia de maior incidência. "Esta nova ferramenta é uma grande conquista nas áreas da saúde, cultura, educação, segurança, comunicação e vai ser também nos Transportes Metropolitanos. Vamos melhorar o atendimento e direcionar recursos financeiros e de pessoal para onde a demanda é maior", destaca Sidneia Santos, Chefe do Departamento dos Passageiros Especiais.

 

Posso ajudar?