Cidades

Com mais de dois anos de atraso, Restaurante Popular do Taboão será inaugurado

Depois de vários atrasos nas obras e até abandono por mais de um ano, a Prefeitura anuncia a inauguração do Restaurante Popular do Taboão, uma obra que custou mais de R$ 5,3 milhões aos cofres públicos, dinheiro que veio do Governo Federal

O Restaurante Popular Solidariedade Josué de Castro será inaugurado no dia 29, às 11h. Localizado na rua Adolfo Noronha, s/n, Taboão, o restaurante será o centésimo do Brasil e o maior do gênero na América Latina, com 7 mil m² de área livre e 2.542 m² de área construída.

A obra sofreu vários atrasos e ficou abandonada por um longo período após a construtora contratada desistir do projeto. Depois disso, o prefeito Sebastião Almeida (PT) prometeu inaugurar o espaço várias vezes. Primeiro seria em maio de ano passado, depois passou para dezembro. E agora anuncia para o final deste mês.  

 

O almoço terá o preço popular de R$ 1 e o desjejum, gratuito. O restaurante terá 40 cozinheiras treinadas para lidar com equipamentos profissionais de grande porte, pois o local tem capacidade de servir até três mil refeições por dia. Atualmente, o RP Zilda Arns, no Macedo, serve 1.300 refeições, e o RP Herbert de Souza – Betinho, em Cumbica, serve mil refeições diariamente.

O restaurante contará com duas salas multiuso, sendo que cada uma delas terá um sanitário feminino, um masculino e outro adaptado para deficientes, vestiários para funcionários, padaria-escola, apresentações culturais, feiras itinerantes, atividades para a terceira idade, além de infraestrutura para estocar e preparar toda refeição que será servida.

Além do restaurante, o espaço contará com uma Academia Popular. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, estão sendo estudados mais espaços com esta proporção, mas até o momento a unidade guarulhense será a primeira, tanto em capacidade quanto em tamanho.

Posso ajudar?