A ação tem como objetivo alimentar todos os guarulhenses de baixa renda, principalmente trabalhadores formais e informais, e estudantes, desempregados, idosos, moradores em situação de rua e famílias com insegurança alimentar e nutricional.
Elaborada por nutricionistas, a sopa contém verduras, legumes, talos, folhas e carne de frango ou de boi. Todos os pratos são acompanhados de pãezinhos franceses feitos pela padaria Pão Nosso, da Prefeitura de Guarulhos. São produzidos mais de 300 litros do alimento que, além de serem vendidos a preços populares, são distribuídos gratuitamente em núcleos habitacionais (comunidades) e instituições sociais para população em situação de insegurança alimentar. Às terças-feiras, a sopa é oferecida gratuitamente no Restaurante e os presentes ainda podem apreciar música ao vivo enquanto se alimentam.
Para a nutricionista Márcia Seminaldo, responsável técnica do Banco de Alimentos, que coordena os restaurantes, essa ação é de extrema importância, pois fortalece a Agricultura Familiar, assegurando o aumento da produção agrícola através do programa Compra Direta. "Com isso, é possível oferecer uma variedade de alimentos frescos e saudáveis, combatendo a monocromia alimentar e suas consequências para o organismo humano", completou.