Se as eleições para prefeito de Guarulhos fossem hoje, o prefeito Sebastião Almeida (PT) provavelmente teria menos de 10% dos votos dos guarulhenses. Essa é uma das respostas encontradas em enquete realizada pelo portal GuarulhosWeb, em parceria com o jornal Folha do Ponto, durante uma semana (entre os últimos dias 2 e 8 de julho). O levantamento, que não tem caráter científico, colheu respostas a dez perguntas relacionadas à administração municipal.
Dos internautas que responderam espontaneamente a enquete, 38,34% declararam ter votado em Almeida nas eleições de 2012, contra 61,66% que não votaram nele. Nas eleições de 28 de outubro de 2012, Almeida obteve 60,73% dos votos válidos mas apenas 41,69% do total de eleitores aptos para votar naquele pleito. Ou seja, um número bem próximo do apurado pela enquete.
Na questão seguinte (Você votaria novamente em Almeida para prefeito?), apenas 8,86% disseram que sim, enquanto 91,14% que não, revelando grande insatisfação com a atual administração. Já 11,95% admitiram que votariam em algum candidato apoiado pro Almeida ou do PT, o que confirma uma certa repulsa ao partido que está no poder em Guarulhos há 12 anos e meio. 88,05% apontam intenção em buscar outras alternativas.
As respostas que indicam grande rejeição ao prefeito de Guarulhos são confirmadas quando a enquete pergunta se Almeida é um bom gestor. 89,59% afirmaram que Almeida não é um bom gestor, enquanto apenas 10,41% responderam que sim.
Entretanto, apesar de todos os problemas relacionados à administração pública, a maioria dos internautas que responderam a enquete consideram Guarulhos uma cidade boa para se viver. 55,87% disseram que a cidade é boa para se viver contra 44,13% apontaram que não.
Enquete não permite repetição de votos
A enquete realizada pelo GuarulhosWeb/Folha do Ponto utilizou o servidor especializado neste tipo de levantamentos, o Survey Monkey, que conta com um amplo sistema de segurança que impede invasões ao sistema e mais do que um voto a partir do mesmo computador, já que leva em consideração o IP (identificação da máquina de origem). Desta forma, não fica suscetível a distorções causadas por votos repetidos de uma mesma pessoa ou grupo interessado em manipular os resultados.
O levantamento foi realizado durante sete dias, entre 2 e 8 de julho, e teve ampla divulgação pelo próprio portal GuarulhosWeb e em redes sociais. Não era necessária a identificação dos internautas. A enquete não tem caráter científico e serve apenas como um indicativo de tendências.