A reportagem se baseou em reclamações de diversos usuários de diferentes Unidades Básicas de Saúde de Guarulhos, que demoram meses para conseguir uma consulta. Na unidade do Jardim Paulista, um cartaz nesta quinta-feira informava que os funcionários estavam em reunião durante todo o dia. Os pacientes, que agendaram consultas há mais de dois meses, encontraram as portas fechadas.
No estúdio, o apresentador recebeu o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito de Guarulhos, Carlos Derman, para explicar a situação. Lendo alguns papéis, Derman tentou dizer que tudo é normal, que o problema é o excesso de pessoas, que isso é um problema de todo o Brasil.
Derman disse que a situação é bem melhor que antes. Mas Bocardi, por sua vez, lembrou o secretário que ele não pode argumentar que “recebeu uma herança maldita”, já que está no cargo há cinco anos. Sobre a reunião, Derman disse que é praxe realizar esse encontro a cada dois meses. “A gente avisa os pacientes, mas muitos trocam de telefones”.
Em determinado momento da entrevista, Derman atribuiu o problema ao número excessivo de pessoas. “Você tem que ver que as pessoas estão vivendo mais, tem menos mortes na infância. A situação é muito melhor”.
Confira a íntegra da reportagem exibida pela TV Globo: