Internado pela primeira vez nos últimos dias do ano passado no hospital Santa Catarina, em São Paulo, para realizar a cirurgia para a remoção de um câncer no intestino, o bispo diocesano de Guarulhos, dom Joaquim voltou a ser levado para um hospital de São Paulo, no último sábado.
Devido a complicações indesejáveis advindas do tratamento quimioterápico a que vinha sendo submetido desde que recebeu alta hospitalar em 9 de fevereiro – foram 10 sessões de quimioterapia, que tiveram início em 5 de março, estendendo-se em aplicações quinzenais até 20 de agosto, com exceção do mês do julho, quando as condições clínicas do paciente não eram favoráveis – ele permanece na UTI do AC Camargo.
O padre Antonio Bosco, vigário-geral da Diocese de Guarulhos, informou por meio de nota que dom Joaquim “tanto no período de internação, como convalescendo em casa, acompanhou as diversas situações da Diocese, dando as orientações que lhe pareceram oportunas”. Segundo o padre, o bispo esperava retomar suas atividades, conforme possível.
Padre Bosco faz um apelo aos católicos; “ intensifiquemos as orações por nosso amado pastor diocesano, que tudo tem oferecido pela Igreja, pela missão do Papa, pela Nova Evangelização e pelo bem da Diocese, completando em sua carne o que falta à Paixão de Jesus, como ele próprio o afirmou por diversas vezes.A Santa Mãe de Deus, Imaculada Conceição, ampare com suas mãos maternais a Dom Joaquim bem como a todos os enfermos.”