Cidades

Ranking da Folha de S.Paulo coloca UnG como 7ª melhor particular de SP

O Ranking Universitário Folha (RUF), produzido pelo jornal Folha de S. Paulo, reforçou a qualidade institucional da Universidade Guarulhos
 
Os resultados, publicados na última segunda-feira (09), colocaram a UnG entre as 100 melhores universidades do País (entre públicas e particulares) e na 7.ª posição entre as melhores instituições eminentemente particulares do Estado de São Paulo. A Universidade, que completou 43 anos em agosto, ficou à frente de IES como São Judas, Anhembi Morumbi, Braz Cubas, Unicid, Uniban (Anhanguera), Universidade de Mogi das Cruzes e outras. “Esse resultado mostra a evolução da qualidade do ensino e da pesquisa da UnG. Em 2012, éramos a 11.ª do Estado; agora, somos a 7.ª”, aponta a reitora da Instituição, profa. Luciane Lúcio Pereira.

Nesta segunda edição, o RUF calcou a avaliação das universidades em cinco áreas, divididas em 16 subindicadores. Além da Internacionalização – novidade deste ano –, foram analisados o ensino, a pesquisa, a inovação e a inserção no mercado de trabalho. Para chegar aos resultados, o Datafolha, responsável pelo levantamento, ouviu avaliadores do Inep-MEC e analisou novos dados para pontuar a área de ensino, como a nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e número de docentes doutores e em regime de dedicação integral. A avaliação contemplou as 30 carreiras (em 2012 eram 20) com maior número de matriculados em 2011 (último dado disponível pelo MEC) e classificou as 192 instituições brasileiras reconhecidas como universidades.

No novo item do Ranking (Internacionalização), que aferiu, por exemplo, as citações de trabalhos científicos em publicações internacionais, a UnG ocupa a posição 16. “A qualidade dos estudos científicos da Universidade é reconhecida mundialmente. Em algumas áreas, como Odontologia, Análise Geoambiental e Enfermagem, nos tornamos referência internacional”, afirma a reitora. Na análise geral, a UnG é a 2.ª melhor universidade particular do País no segmento internacionalização.

O chanceler da Universidade, prof. Antonio Veronezi, destaca outras qualidades da Instituição que foram decisivas para coloca-la na boa posição no RUF. “Nosso corpo docente é composto por 65% de mestres e doutores; inserimos, anualmente, mais de 1.500 alunos no mercado de trabalho; e oferecemos um ensino que valoriza muito a prática. Tanto é que temos mais de 100 laboratórios”, enumerou.

No início de setembro, essa política de investimento em qualidade foi reconhecida pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. Embora a publicação só chegue às bancas em outubro, a Universidade já foi informada que 14 de seus cursos irão figurar entre os melhores do País, com três estrelas cada um. São eles: Biomedicina, Ciências Contábeis (Guarulhos-Centro e Itaquá), Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Química, Serviço Social, Turismo e Administração. No total, são 42 estrelas conquistadas.

O Guia é famoso por atribuir estrelas como métrica da qualidade de cursos de graduação em todo o País. O processo de avaliação inicia com o preenchimento de um formulário eletrônico pelos coordenadores de curso, no qual constam dados específicos sobre a graduação, como titulação do corpo docente e produção científica.

Posso ajudar?