Nesta sexta-feira, entram em operação os primeiros ônibus com portas dos dois lados. A apresentação oficial de 25 veículos foi realizada nesta quinta-feira, dia 26, pelo prefeito Sebastião Almeida, no Parque Transguarulhense, com direito a pose para fotos e discursos, que não revelam a omissão da Prefeitura na solução de problemas de mobilidade na cidade.
Os novos veículos zero quilômetro vão circular nas linhas 275 – Cocaia/ Shopping Internacional – e 281 – Continental/Shopping – via Cemeg, operados pela Empresa de Ônibus Guarulhos. No entanto, utilizarão apenas as portas do lado direito, já que não existe nesses percursos corredores. O único corredor existente em Guarulhos até o momento foi construído pelo Governo do Estado, entre o Cecap e o Taboão.
Também não existe, por parte da Prefeitura, qualquer projeto de construção de corredores municipais. Apenas o Governo do Estado, por meio da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), investe em vias segregadas para ônibus. Ou seja, a Prefeitura só poderá utilizar os novos ônibus com portas do lado esquerdo nos corredores construídos pelo Estado para linhas metropolitanas. No entanto, a EMTU já informou que permitirá, assim como já faz em seus terminais do Cecap e do Taboão, que ônibus do sistema municipal possam utilizar suas canaletas.
“Esses novos ônibus fazem parte do compromisso assumido pela Prefeitura de aumentar a frota na cidade para oferecer mais conforto aos usuários e diminuir o tempo de espera nos pontos”, destacou o prefeito Sebastião Almeida. “Ônibus com portas do lado esquerdo são fundamentais para melhorar o sistema”, afirmou o prefeito que não fez nenhum corredor na cidade.
Os veículos são maiores, com 13,20 metros de extensão, e com cinco portas. Os veículos também são equipados com quatro câmeras, lixeiras, GPS, elevador para deficientes e painéis laterais eletrônicos para informar os itinerários. A partir de agora, todas as novas aquisições terão que atender a essas mesmas características.
No total, estão sendo investidos R$ 13 milhões com a compra desses carros, que serão utilizados pela Empresa de Ônibus Guarulhos e pela Empresa de Ônibus Vila Galvão.