O início das aulas dos cursos de qualificação profissional gratuitos ocorreu no último dia 12 de agosto.
O tema do encontro foi "A importância da relação da família, programa e jovem no ensino aprendizagem" e tem como objetivo estabelecer uma relação positiva entre a família dos alunos e o programa, visando a construção de uma relação mais sólida entre ambos.
"A satisfação para a Prefeitura e para a Secretaria do Trabalho é ver o aluno conseguir seu emprego ao final do curso. Mas, isso só será possível se houver a participação efetiva da família nesse processo", salientou o secretário do Trabalho, Rabih Khalil.
Para ele, os pais e responsáveis precisam incentivar os alunos para que não faltem às aulas e, consequentemente, não desistam dos cursos. "É importante destacar que cerca de 80% dos alunos conseguem emprego no término do programa. Mas, para isso é preciso esforço e dedicação", destacou.
O programa
O Programa Oportunidade ao Jovem (POJ) oferece oito cursos (auxiliar de recursos humanos, organização de eventos, web designer, assistente administrativo, agente de turismo receptivo, designer gráfico, auxiliar de logística e auxiliar de serviços em hotelaria). Além de formação profissional, os jovens recebem auxílio financeiro mensal de R$120, vale refeição, vale transporte e seguro de vida. Os benefícios oferecidos estão condicionados à frequência nas atividades.
As inscrições para o POJ são permanentes e podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na sede da Secretaria do Trabalho (avenida Salgado Filho, 427, Centro). No ato da inscrição o jovem deverá ter idade mínima de 16 anos e máxima de 21, e apresentar RG e CPF originais e comprovante de residência.