Cidades

Bom Prato inicia amanhã campanha “”Você C Conhece?”” contra Hepatite C

Usuários de Guarulhos farão exame que detecta doença em até 10 minutos. As duas unidades serão as últimas a realizar teste em 2013

Os restaurantes populares Bom Prato de Osasco e Guarulhos realizarão a campanha “Você C Conhece?” contra Hepatite C. A iniciativa é da MSD (Merck Sharp & Dohme Farmacêutica) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e tem como objetivo promover, detectar e orientar a população sobre a doença. Os exames poderão ser realizados nas unidades de Osasco nos dias 14 e 15/10 e em Guarulhos nos dias 16 e 17/10, das 9h às 14h, gratuitamente.

A detecção da Hepatite C é rápida e não dói. O teste é feito a partir de um pequeno furo no dedo da mão para coletar o sangue. O resultado sai em 10 minutos. Os eventuais casos positivos serão direcionados a acompanhamento ambulatorial especializado para dar continuidade ao tratamento.

Este é o terceiro ano que a campanha “Você C Conhece?” é realizada. Na unidade de Santo Amaro, nos dias 6 a 8/8, foram realizados 1270 exames, dos quais 14 foram positivos e 11 pessoas foram direcionadas para serviços referenciados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Alimentação saudável e acessível
Além dos 300 cafés da manhã, disponibilizados pelas duas unidades, de segunda à sexta-feira, o restaurante popular de Guarulhos (Rua João Colino, 240), serve 1.500 almoços e é gerenciada pela Associação pelos Direitos da Pessoa Deficiente (ADPD). Em Osasco, são servidos 1.600 almoços e a unidade é gerenciada pela Entidade Beneficente e Cultural Avelino Lopes.

O Bom Prato de Guarulhos disponibiliza acesso à internet com o posto do Acessa São Paulo.

Bom Prato
Bom Prato é um programa de segurança alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social. Seu objetivo é ofertar alimentação balanceada e de qualidade a baixo custo, atendendo principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os restaurantes oferecem café da manhã: leite com café ou achocolatado, pão com manteiga, requeijão ou frios e uma fruta da estação pelo preço de R$ 0,50. O almoço, também completo, balanceado, com cardápio desenvolvido por nutricionistas custa somente R$ 1. O cardápio tem arroz, feijão, carne, legume, salada, suco e sobremesa.

Atualmente são 40 unidades instaladas na Capital, Região Metropolitana, litoral e interior paulista, totalizando mais de 67,5 mil refeições servidas por dia.

Os restaurantes também oferecem cursos profissionalizantes na área de gastronomia, através do Programa Via Rápida Emprego (da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia), além de inclusão digital e acesso gratuito à Internet por meio do Acessa São Paulo (da Secretaria de Gestão Pública), dando oportunidade de aprendizagem, comunicação e lazer à população.

Posso ajudar?