A cada 14,8 segundos, uma pessoa é vítima de fraude no país. E diante de uma indústria que está a todo vapor, criando novas formas de golpes com grande rapidez, o consumidor deve ficar atento. Em alguns casos, o consumidor não precisa fazer nada para ser vítima de um golpe. Foi o que aconteceu com o consultor de segurança da informação, o seu Edison Fontes, que descobriu duas linhas de telefone cadastrada em seu CPF por meio de um serviço da Serasa Experian que monitora 24 horas o CPF, o MeProteja.
O MeProteja avisa o cidadão por e-mail e mensagem no celular (SMS) toda vez que o CPF dele for consultado na hora de uma compra no comércio ou empréstimos em bancos. É um alerta no caso de tentativa de abertura de empresa com o número do documento, se o titular estiver prestes a ser negativado ou ainda quando o consumidor sair do cadastro de inadimplência. O MeProteja também informa ao consumidor a relação dos números de telefone fixo que estão cadastrados com seu CPF. Parcelas atrasadas que podem gerar negativação também são comunicadas. O cidadão pode adquirir um serviço da Serasa Experian pagando de R$19,90 a R$10,00 por mês, dependendo do plano.
“Se não fosse o MeProteja, teria enfrentado uma dor de cabeça muito maior”, diz Fontes. O consultor, ao entrar em contato com a central de atendimento da empresa de telefonia, teve que atender uma série de exigências para tentar desfazer a fraude, o que não foi possível. “Os fraudadores estavam pagando as contas das linhas telefônicas em dia. Tinha coisa muito pior aí por vir”, conta.
“Nós olhamos o seu CPF por você”, diz a superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin. “O MeProteja é a segurança do seu nome limpo 24 horas”.
Os avisos sobre compras ou empréstimos que tenham sido realizadas no CPF do consumidor virão acompanhados de um telefone da Serasa Experian. Caso o consumidor não reconheça a transação sobre a qual foi avisado, ele poderá ligar à Serasa Experian.
O procedimento para obter o benefício é simples: o consumidor deve acessar o link http://serasaconsumidor.com.br/meproteja, fazer seu cadastramento. O monitoramento do CPF é imediatamente ativado. O serviço é contratado por assinatura, com vigência de até um ano, com descontos proporcionais pelo prazo escolhido.
Após algumas horas, a pessoa receberá um relatório (veja modelo abaixo) no qual constará a existência ou não de outras pendências financeiras registradas na Serasa Experian; se há empresas abertas por aquele CPF e quais números de telefones fixos foram cadastrados no documento e quais empresas o consultaram nos últimos quatro meses. Um novo relatório será gerado a cada 15 dias, mesmo que não hajam notificações a serem feitas, garantindo a tranquilidade do usuário.