O material levado estava sob responsabilidade da ABSA Cargo, pertencente a TAM Cargo. Por volta das 22h, os criminosos chegaram ao local em um caminhão. Dois deles estavam vestidos com um uniforme de uma empresa de serviços do aeroporto e tiveram a entrada facilitada. Um dos vigilantes foi falar com a dupla de assaltantes disfarçada e foi forçado a deixar que os demais comparsas passassem.
Dois vigilantes e outros funcionários ficaram presos dentro de uma guarita, acompanhados por dois suspeitos. Os demais ladrões foram ao depósito, localizaram as cargas e as levaram para dentro do caminhão. Segundo a delegacia da Polícia Civil do aeroporto, algumas das vítimas foram obrigadas a colocar caixas no veículo usado pelos criminosos. A ação durou meia hora. Os suspeitos fugiram e ainda não foram identificados.
A mercadoria vinda de Manaus era formada principalmente por tablets, computadores, relógios e celulares. A Polícia Civil solicitou vídeos das câmeras de segurança instaladas na área externa do galpão.
A Gru Airport, concessionária do Aeroporto de Guarulhos, afirmou que a responsabilidade pela segurança do galpão é das companhias áreas e que deverá colaborar as investigações. Segundo a TAM Cargo, a empresa tomou todas as medidas de segurança e deverá auxiliar o trabalho dos policiais.
A polícia vai pedir imagens das câmeras de segurança do aeroporto para tentar identificar alguma pista que leve à prisão dos assaltantes. Pela forma como foi praticado o assalto, a polícia disse que o grupo é ousado e que provavelmente porte armas de grosso calibre e que tenha informantes dentro do aeroporto.
A polícia desconfia que a quadrilha é a mesmo que em outubro do ano passado, invadiu o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior paulista, e roubou uma carga de produtos da fabricante Apple, avaliada em R$ 3,9 milhões.