Os pesquisadores da AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico tem saído a campo para o projeto "Lugares e Memórias", em cada caminhada pelas regiões de Guarulhos é encontrado um patrimônio em situação deplorável. No último domingo (10/11), o que chamou atenção na região do Jardim Tranquilidade foi a Pérgola do Hospital Padre Bento.
O monumento é tombado pelo Condephaat pela Resolução SC-56, de 14/06/2011, publicada no DOE de 22/06/2011, página 33. Os pesquisadores da AAPAH foram impedidos de fotografar. A equipe de segurança do hospital informou que o regimento interno proíbe fotografias no local.
Mesmo com o impedimento, algumas fotos foram feitas para comprovar o estado de abandono que se encontra a Pérgola. Algumas colunas de concreto estão quebradas, alguns vidros estão destruídos e as vigas de madeiras que sustentavam a vegetação, foram retiradas. A falta de manutenção ficou evidente para os membros da Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico.
O Hospital Padre Bento serviu de sanatório para leprosos entre a década de 1930 e 1960, os doentes eram capturados compulsoriamente pelo Estado de São Paulo e eram levados para diferentes regiões, entre elas, Guarulhos.
Segundo Arnaldo Rubio, que foi interno do sanatório e escreveu o livro “Eu Denuncio o Estado”, a Pérgola servia de sombra para namorados. Os casais apaixonados eram vigiados por guardas, a fim de evitar cenas mais assanhadas.