Cidades

Túneis liberariam o tráfego de veículos

As obras principais da Paulo Faccini deveriam ficar concentradas nos dois principais cruzamentos, que atrapalham o livre acesso de veículos.

O primeiro na esquina com a Monteiro Lobato e o segundo com a Tiradentes. Mas é importante ressaltar que a construção do primeiro túnel é necessário devido a um grave erro cometido pela própria Prefeitura, na administração do ex-prefeito Elói Pietá (PT) quando da obra do Viaduto Cidade de Guarulhos.

O projeto original previa a passagem do viaduto sobre a Monteiro Lobato para evitar o cruzamento das duas importantes vias. No entanto, sem visão de futuro, o prefeito preferiu abreviar a construção, sob a alegação de corte de custos, deixando um problema para seus sucessores, já que o Cidade de Guarulhos termina justamente no cruzamento, que hoje é sinalizado por semáforos, engarrafando o trânsito e prejudicando o fluxo de veículos. Saliente-se que a obra do Viaduto, orçada em R$ 32 milhões em 2006, foi entregue inacabada no final de 2008 com o custo final beirando os R$ 100 milhões.

Ainda há o fato de que a região, entre a Paulo Faccini e a Monteiro Lobato, sofre constantemente com alagamentos a qualquer chuva mais forte. Próximo dali, o córrego dos Cubas, que é canalizado em quase toda sua extensão ao longo da Paulo Faccini, sofre um estrangulamento na passagem sob a rodovia Presidente Dutra, gerando um problema quase insolúvel para o município. Um túnel naquele local precisará contar com um eficiente sistema de drenagem sob o risco de alagar a qualquer momento, como hoje já ocorre nas cabeceiras do Viaduto e em ruas e avenidas próximas.

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