Cidades

Eniac abre campanha pelo fim da violência contra a mulher nesta segunda

Guarulhos preparou uma extensa programação para participar da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

A cerimônia de abertura acontece nesta segunda-feira, 25,, às 15h, no auditório do Colégio Eniac, na rua Força Pública, 89, Centro.

Após a solenidade, será ministrada a palestra A importância das Medidas Protetivas previstas na Lei Maria da Penha, pela promotora Eliana Vendramini, especialista em direitos da mulher.

A atividade é dedicada ao Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, comemorado no dia 25. Até o dia 10, serão realizadas palestras, oficinas, bate-papos, filmes, com o objetivo de propor a reflexão e o engajamento sobre a temática.

No dia 26, acontece uma ação de engajamento do público masculino à temática, é a Campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher. Em dois horários, pela manhã, das 9 às 12 horas, na rua Cruz das Graças, Jd. Angélica II, ao lado da Casa da Mulher Clara Maria II, e no período da tarde,das 14 às 16horas, no mesmo bairro, na rua Eurachio Maurício, 380, Jardim Angélica II.

Confira outras datas destas atividades e a programação completa no site: www.guarulhos.sp.gov.br. A iniciativa é organizada pela Coordenadoria de Políticas para as Mulheres (CPM), em parceria com outras secretarias da Administração Municipal.

Campanha

A ação "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", realizada em 159 países, foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), nos Estados Unidos. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres. Durante o período da iniciativa, de 25 de novembro a 10 de dezembro, também é celebrada outras três datas internacionais: 1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids; dia6 de dezembro – Campanha Mundial do Laço Branco – Homens Unidos contra a Violência à Mulher; e dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher

O Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulherfoi criado em 1981, durante o 1º Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado em Bogotá, na Colômbia, para homenagear três irmãs ativistas políticas: Patria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, assassinadas em 1960 pela ditadura de Leonidas Trujillo, na República Dominicana.

Posso ajudar?