Cidades

Projeto Cidadão de Papel chega a Guarulhos

Peça encenada pela Cia. Usina Paulistana de Artes tem como propósito a conscientização quanto à desigualdade social

Com o objetivo de propor uma reflexão sobre o tema desigualdade social no país, a Votorantim Cimentos e o Instituto Votorantim trazem para Guarulhos o Projeto Cidadão de Papel – Levando Cidadania Através do Teatro.

A peça é escrita por Celso Cruz e baseada na obra do jornalista Gilberto Dimenstein. Ao som de rap e pop, com a linguagem dos quadrinhos e do grafite, este é um espetáculo de ritmos, adaptado aos adolescentes.

O enredo conta a história de Hermano, o Mano, um garoto de classe média, que vai procurar emprego no centro da cidade, lugar que ele não conhecia e onde encontra o Pedra, um adolescente também de 17 anos, mas abandonado nas ruas e viciado em crack. Dessa relação nascerá uma nova consciência no rapaz, que vai conhecendo o outro lado da vida em uma grande cidade.

Com Pedra, Mano conhecerá as pessoas que vivem nas ruas: uma adolescente sem família forçada à prostituição, uma senhora vendedora ambulante e um sábio andarilho e catador de papel. Todos sem direitos de verdade, mas com direitos assegurados nas leis. Cidadãos (só) de papel. É desses encontros que Mano perceberá também a existência da solidariedade e do amor, permitindo a redenção das personagens.

Escrita há 20 anos, a obra de Gilberto Dimenstein nasceu para ser trabalhada nas salas de aula e em várias linguagens. A adaptação feita pelo dramaturgo Celso Cruz para o teatro traduziu para o palco, exatamente, o que Dimenstein defende em seu livro: uma atualidade contundente, que é pautada pela inclusão social e pelo fim da desigualdade, da violência, dos problemas urbanos, ou seja, por tudo que é reivindicado hoje pelas manifestações populares Brasil afora.

Espetáculo imperdível para o público infanto-juvenil, mas também para pais e mães. Todos juntos poderão refletir sobre a importância da inclusão social.

 

Serviço – Espetáculo Cidadão de Papel – Levando cidadania através do teatro

Classificação etária: a partir de 12 anos

Data: apresentações para as escolas – dia 28/11, às 10h e 20h.

Apresentações para o público em geral – dia 30/11, às 20h e 01/12, às 19h.

Horário:

Local: Teatro Adamastor do Centro

Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos

Fone: (11) 2122-2457

Posso ajudar?