Cidades

Canalização do Baquirivu prevê cinco piscinões em Guarulhos

O DAEE(Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão do Governo do Estado, confirmou a construção de cinco piscinões em Guarulhos, junto à canalização de 20 km do rio Baquirivu

O projeto inclui a canalização de 20 km do rio Baquirivu, entre a divisa de Guarulhos com Arujá até a foz do rio; a construção de cinco reservatórios para retenção de chuvas; um sistema viário na região; e a implantação de um parque linear com 20 km de extensão, para recuperação da mata ciliar e implantação de núcleos esportivos e de lazer para uso da população.

O projeto será ainda integrado com o Parque Várzeas do Tietê, melhorando a qualidade física das áreas públicas e protegendo as várzeas do rio. Está calculado um investimento de R$ 810 milhões nas obras físicas, que aumentarão em 2,4 milhões m³ a capacidade de armazenamento do volume das águas das chuvas. A licitação será lançada nos próximos meses e a empresa vencedora terá prazo de quatro anos para a implantação de todos os itens do programa.

Reservatórios
Os cinco reservatórios que serão construídos em Guarulhos são:

Reservatório RBA-3
Localizado entre as ruas Tamotsu Iwasse, av. Chio Yamamoto e rua José Abrantes de Souza; Configuração online (o rio passa por dentro do reservatório); Volume de armazenamento: 225.000 m³; Áreas de lazer ao redor do reservatório; Área de implantação: 176.800 m².

Reservatório RGA-2
Situa-se entre as ruas Francisco Xavier Correia e a Estrada Itaverava; Volume de armazenamento: 1.100.000 m³; Configuração online; Parque linear ao redor;
Área de implantação: 533.000 m².

Reservatório RBA-5
Situa-se a montante do Ribeirão das Lavras; Volume de armazenamento: 650.000 m³; Configuração online; Parque linear ao redor do reservatório; Área de implantação: 275.000 m².

Reservatório RAS-2A
Situa-se na confluência do córrego Tanque Grande com o córrego Água Suja, antes de encontrar o rio Baquirivu, entre a rua Cana Verde e o Jardim Malvinas; Volume de armazenamento: 250.000m³;  Configuração online; Área de implantação: 185.200 m².

Reservatório RAS-2B
Situa-se nas proximidades da foz do córrego Capão da Sombra, antes de encontrar o rio Baquirivu, na altura da av. Jamil João Zarif. É envolto pelas ruas Noburo Nonaka, Estrada Elenco, e rua Antonio Muniz de Almeida; Volume de armazenamento: 150.000 m³; Configuração online; Area de implantação: 89.500 m².

Sistema Viário

Será realizada a adequação da infraestrutura viária existente, a construção de duas pistas com três faixas de rolamento cada, implantação de sistema de microdrenagem, delimitação e proteção das áreas de várzea e melhorias urbanas na área de intervenção e seu entorno.

A Bacia do Baquirivu-Guaçu

Com 163 quilômetros quadrados, a bacia hidrográfica do rio Baquirivu-Guaçu está localizada nos municípios de Arujá e Guarulhos e é uma das regiões da Grande São Paulo que vem sofrendo, nos últimos anos, um acelerado processo de desenvolvimento e ocupação crescente e desordenada. A intensificação no processo de urbanização e consequente impermeabilização do solo da bacia vêm agravando o problema das inundações do rio Baquirivu-Guaçu e afluentes.  Com as intervenções, será possível amenizar os impactos das chuvas, o tráfego de carros, melhoria da qualidade do ar e redução do risco de epidemias causadas pelo contato com a água contaminada.

O projeto executivo foi realizado pela empresa Hidrostudio Engenharia Ltda.

Posso ajudar?