Cidades

IMAGINA NA COPA – Aeroporto corre contra o tempo

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior de Brasil, mais parece um canteiro de obras. Reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo ilustra muito bem esta situação.

Parece uma cidade sendo erguida – e com pressa. Oito mil funcionários – o equivalente a quatro vezes o número de habitantes do prédio do Copan, no centro da capital paulista – trabalham 24 horas, em três turnos, para concluir o Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. Em 11 de maio, um mês antes da Copa do Mundo e um ano e sete meses após o início das obras, o primeiro avião tem de estar decolando do pátio.

O jornal O Estado de S. Paulo teve acesso exclusivo às obras, que alcançam 90% de conclusão neste mês. Em uma caminhada de duas horas, o presidente da GRU Airport, Antônio Miguel Marques, mostrou os principais pontos da construção, que será maior que os três terminais (1,2 e 4) que já existem e terá capacidade para 12 milhões de passageiros/ano.

O espaço para 116 estabelecimentos comerciais já mostra o propósito do prédio. "O terminal foi concebido como um shopping", diz Marques. A ideia é que os passageiros se ocupem durante todo o tempo em que esperam um voo – comprando ou comendo.

Em meio a alpinistas pendurados no teto da área de embarque, que tem um pé-direito de 18 metros ou a altura de um prédio de seis andares, estão as cabines de check-in, já instaladas, no chão de granito vermelho. A única empresa brasileira que se instalará no Terminal 3, exclusivo para voos internacionais, será a TAM.

O terminal terá processos automatizados para facilitar o fluxo de passageiros, como despacho automático de bagagem, portões eletrônicos de controle de imigração e sistema que vai permitir despachar com dez horas de antecedência. Da porta de entrada ao avião, o passageiro praticamente não terá contato com nenhum funcionário.

 

Guarulhos é o destino mais procurado pelas companhias aéreas

 

Segundo a Agência Nacional de Aviação (Anac), dos 2 mil novos voos em análise para a Copa do Mundo, 941 são destinados para a cidade de São Paulo. Os trechos Brasília – Guarulhos (SP), Fortaleza – Guarulhos (SP), Santos Dumont – Viracopos (Campinas), Natal – Guarulhos e Recife – Guarulhos estão entre as rotas mais pedidas pelas empresas aéreas para a Copa de 2014.


“São Paulo é o maior distribuidor de voos. Cerca de 62% dos voos internacionais chegam em Guarulhos e de lá saem pra outras cidades, por isso tantos voos para o estado”, explica o ministro do Turismo, Gastão Vieira.


O estádio do Itaquerão, em São Paulo, receberá quatro jogos da Copa na primeira fase Brasil x Croácia, Uruguai x Inglaterra, Holanda x Chile e Coréia x Bélgica e outros dois na etapa de oitavas de final e semifinal.

 

Leia mais:

 

Guarulhos tem pouco a oferecer a turistas estrangeiros

 

Turistas estrangeiros encontrarão cidade deteriorada

 

Cidade tem sujeira e problemas para todo lado

 

Posso ajudar?