No Portal da Transparência, uma falha no sistema não revela o valor exato só com “Multas Previstas Na Legislação De Trânsito”.
Já em relação ao exercício fiscal de 2013, há essa informação. Só com multas de trânsito, foram R$ 45,1 milhões que entraram nos cofres da Prefeitura, valor que representa 94% de todas as multas diversas aplicadas. Ou seja, se mantiver essa relação, chega-se a uma arrecadação em cima dos motoristas guarulhenses de cerca de R$ 33 milhões no ano retrasado. Ou seja, em 2013, o governo do prefeito Sebastião Almeida conseguiu aumentar a arrecadação com multas de trânsito em 36,6%.
Em tese, quando se trata de um governo sério, comprometido com a qualidade de vida de sua população, os valores arrecadados com infrações de trânsito são destinados a investimentos no setor viário, em educação de trânsito, além de outras ações que visem diminuir o número de feridos ou mortos em acidentes envolvendo veículos automotores.
Porém, essa fábrica de multas não se traduz em melhorias para o trânsito de Guarulhos. Pior: o sistema viário só piorou neste período. Nem mesmo ações preventivas, como ações pontuais neste período de volta às aulas, chegam à população. E não é por falta de dinheiro. A Operação Volta às Aulas, anunciada pela Secretaria de Transportes e Trânsito, fica apenas na porta de colégios particulares, na região central da cidade. Escolas estaduais e municipais, localizadas em bairros populosos, não contam com qualquer ação para proteger os alunos e disciplinar o tráfego na região.
Mais uma vez, a administração petista age como um Hobbin Wood às avessas, ao tirar dinheiro do pobre, na forma de multas de trânsito, e dá aos ricos, já que as operações de trânsito só ocorrem na porta de colégios particulares considerados caros.
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