Cidades

Reajuste dos ônibus intermunicipais ficará abaixo da inflação

Passageiros têm até o próximo sábado para comprar passagens antes do aumento; Idosos viajam de graça desde janeiro

A partir da zero hora do próximo domingo (16), as tarifas do transporte intermunicipal rodoviário de passageiros serão reajustadas. Nas linhas suburbanas será aplicado o índice de 6,54% e nas linhas rodoviárias 7,24%. O último reajuste ocorreu em novembro de 2012 (6,85% para ambas as linhas) e a inflação no período considerado para o cálculo acumulou 9,08% (IPC-A). Os novos valores valem para as linhas intermunicipais do Estado de São Paulo, exceto as que operam dentro das regiões metropolitanas – essas são regulamentadas pela EMTU.

 

O cálculo do reajuste representa a recomposição de custos operacionais entre agosto de 2012 e dezembro de 2013. Foram consideradas as variações de diversos itens como os salários da categoria reajustados em cerca de 8% e o custo do óleo diesel que subiu 15%. Em 2013, 271 veículos zero quilômetro passaram a integrar a frota do Sistema de Transporte Intermunicipal. Ao todo, são 631 linhas rodoviárias e 431 suburbanas. Os passageiros que viajam com frequência podem comprar seus bilhetes rodoviários antes do reajuste com validade de 12 meses.

 

Gratuidades. Desde o dia 23 de janeiro, idosos a partir de 60 anos têm garantidos dois assentos gratuitos nos ônibus intermunicipais rodoviários. Ao todo são 631 linhas atendidas por uma frota de 2.670 ônibus

 

Suburbano x Rodoviário. O Serviço Regular Rodoviário apresenta, entre outras características, a operação entre terminais rodoviários ou agências de venda de passagens, utilização de veículos com poltronas individuais numeradas, bagageiro externo e proíbe o transporte de passageiros em pé. Proporciona viagens, em geral expressas, com número reduzido de paradas.

 

O Serviço Regular Suburbano apresenta, entre outras características, a cobrança de passagens no interior do veículo, paradas efetuadas em pontos e abrigos dispostos ao longo do trajeto, utiliza veículos tipo ônibus urbano convencional com portas independentes para embarque e desembarque, assentos não numerados, sendo permitido o transporte de passageiros em pé, até a capacidade estabelecida para o veículo. Utiliza vias em regiões com densidades demográficas significativas, com alta renovação de passageiros ao longo do percurso e que, devido às frequentes paradas, proporciona viagens com velocidade média inferior àquelas realizadas no serviço rodoviário.

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