Cidades

CMDU toma posse com grandes temas para debater

Composto por representantes da sociedade civil e poder público, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) tomou posse na última sexta-feira, dia 21, durante cerimônia no Paço Municipal
Os novos membros terão mandato de dois anos.
 
Citando o novo Trevo de Bonsucesso, com obras iniciadas esta semana, o prefeito Sebastião Almeida afirmou que o Conselho terá papel importante para o progresso de Guarulhos. “Se aquela região está crescendo com o trevo travado, imagina com ele destravado. Este é um bom tema para o Conselho”, disse.
 
Continuando sua intervenção durante o evento, Almeida declarou que a cidade vive momento virtuoso, com um montante de investimentos nunca visto, sejam por parte do Município, do Estado, Governo Federal e setor privado. “Estamos fazendo Guarulhos crescer e avançar pensando na maioria da população. Temos, por outro lado, alguns graves problemas, como a questão fundiária e precisamos dar passos adiante. O Conselho certamente tem muito a contribuir”, destacou.
 
Estabelecido através de Lei, o CMDU tem entre seus objetivos debater a política pública de desenvolvimento urbano do município, acompanhar a implementação do Plano Diretor e o uso do solo para a promoção do pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade.
 
Titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e presidente do Conselho, Benedito Aparecido da Silva, o Benê, listou uma séria de projetos que serão debatidos durante as reuniões do órgão.
 
Para Benê, além das discussões pertinentes à Conferência das Cidades e Plano Diretor, o CMDU terá o desafio de discutir as interferências urbanas e os novos vetores de crescimento que serão gerados pelo Rodoanel, novo Trevo de Bonsucesso, ampliação do aeroporto, Parque Tecnológico, trem, metrô, terminais de ônibus, extensão da Jacu-Pessêgo, alargamento de vias, novos parques, a canalização do rio Baquirivu, entre outros projetos relevantes.
 
“O Conselho é um valioso instrumento de controle social e participação popular. Seus membros, sejam do poder público, sociedade civil, entidades de classe, empresários ou movimentos sociais têm participação efetiva, e as reuniões sempre têm quórum. Lá não debatemos os interesses específicos de cada um, mas os interesses da cidade”, disse Benê.
 
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) é assim composto: Sociedade Civil: Universidade de Guarulhos (UnG), Associação Comercial e Empresarial (ACE), Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomosde Guarulhos (ASSEAG), Núcleo de Estudos Urbanos (NEU), Associação Centro doTrabalhador para a Defesa da Terra “Paulo Canarim” (ACTDTPC), Movimento de Regularização pelo Bem Estar na Moradia (MOREBEM), Sociedade de Apoio à Luta Pela Moradia (SAM/MNLM-Brasil) e Cooperativa Habitacional dos Cidadãos do Estado de São Paulo (COOPERD).
 
 
Os representantes do poder público serão as secretarias de Habitação, Obras, Meio Ambiente, Transportes e Trânsito, Governo, Desenvolvimento Econômico, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), além da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU).

Posso ajudar?