Cidades

Por que a Internet é o veículo que mais cresce no Brasil?

Parte da vice-liderança da internet se explica pelo custo do acesso, nível de escolaridade e interação com ferramentas tecnológicas.
A maioria dos brasileiros (53%) ainda não acessa a rede, mas a proporção de cliques cresce à medida que aumenta a renda e a escolaridade dos entrevistados.  Ou seja, trata-se de um público mais qualificado. 
 
Enquanto 21% dos entrevistados com renda familiar de até um salário mínimo acessam a rede semanalmente, a proporção sobre para 75% se analisados aqueles com renda superior a cinco salários mínimos. A mesma relação se repete quando a pesquisa mensura os acessos à internet em casa. Entre os respondentes com renda superior a cinco salários mínimos, 78% tem acesso à web em casa, enquanto o acesso em domicílio do grupo com menos de um salário mínimo de renda se limita a 16%.
 
No recorte escolar, 87% dos entrevistados com nível superior disseram acessar a internet pelo menos uma vez por semana – 84% dos domicílios deste grupo têm acesso à web. Em contraste, apenas 8% dos entrevistados que cursaram até a 4ª série têm contato com a rede mundial de computadores ao menos uma vez por semana.
 
A principal plataforma de conexão com a internet é o computador (84%), seguido pelos smartphones (40%) e pelos tablets (8%). 
 
Veja os gráficos:
 
 

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