Cidades

Observatório quer sociedade e poder público como parceiros

Lideranças e representantes do poder público participaram nesta quinta-feira, 13, na ACE-Guarulhos, do lançamento do "Observatório de Guarulhos", ação que pretende discutir e sugerir mudanças à administração pública.
O presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar, fez uma apresentação de como o movimento irá funcionar, pautado pela observação, sugestão e cobrança junto ao poder público dos assuntos debatidos – mobilidade urbana, saúde, educação, segurança, entre outros.
Taiar enfatizou o caráter apartidário e que o movimento não pretende ser oposição, ao contrário, já que a ação quer contar com a colaboração do poder público. “A ideia é a de unir esforços, pois juntos podemos mais. Será um lugar de debate onde todos poderão contribuir”, disse.
 
O empresário e conselheiro nato da ACE-Guarulhos, professor Antônio Veronezi, sugeriu aos líderes do movimento a criação de um regulamento para fortalecer o processo de discussão e enfatizou a necessidade de participação da sociedade. “Nós que fazemos parte da cidade precisamos colaborar também, observando e tecendo críticas”, falou. No entanto, considera que é necessário a definição clara dos agentes participantes do movimento já que – na opinião dele – “soa entranho contar com representantes do poder público em ações que ele será cobrado pela população. Não dá para deixar a raposa cuidando do galinheiro”.
 
O presidente do Sindicado dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, José Pereira da Silva, contou que tentou lançar projeto semelhante, mas que acabou esbarrando nas ‘vaidades’ políticas. Para ele, a iniciativa da ACE é de suma importância para Guarulhos. “É importante termos uma organização como esta, pois o poder público muitas vezes gasta dinheiro onde não deve e a sociedade pode ajudar a mostrar onde os recursos devem ser investidos”, disse.
 
O vice-presidente da Facesp, Wilson Lourenço, que ajudou na construção do projeto, contou que a ação pretende contar com “observadores” espalhados pela cidade. “Queremos nomear observadores em diversas regiões de Guarulhos com objetivo de fiscalizar e de cobrar o poder público”, falou.
 
Para as próximas semanas, o movimento fará o lançamento de seu endereço eletrônico, além de uma aplicativo para celulares, com objetivo de contar com a participação da população no levantamento dos problemas da cidade
 
Foi definido também a periodicidade das reuniões, que serão quinzenais. O próximo encontro ocorre no dia 27 de março, a partir das 8h, na Casa do Empreendedor – sede da ACE-Guarulhos.
Além da Associação Comercial, o Observatório de Guarulhos conta com o apoio da ASEC, regional Guarulhos do Creci, AGACI, Sincomerciários, Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, e Asseag.
 

Posso ajudar?