O município de Guarulhos será premiado na quarta edição do Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A premiação tem o objetivo de estimular a implantação de iniciativas inclusivas, além de identificar e reconhecer as já existentes. Entre as 10 ações inclusivas premiadas, está o projeto Sistema Operacional Guarux, da Prefeitura Municipal de Guarulhos. A premiação acontecerá dia 21 de março, às 20h, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 do Memorial da América Latina, na Barra Funda, São Paulo.
O Guarux é um sistema operacional livre baseado no Linux Ubuntu, homologado pelo Portal do Software Público que traz em sua estrutura o diferencial de conter um pacote de aplicativos para acessibilidade (visual baixa e total, pessoas com tetraplegia, transtorno do espectro autista, dislexia e síndrome de down), sem deixar de lado o foco educacional e profissional com um ambiente gráfico muito fácil de utilizar, ajudando os usuários a interagirem com outros sistemas operacionais.
Por ser um software livre, é acessível a todos sem custo algum, podendo ser instalado também em computador pessoal. Na parte de acessibilidade, foram incorporados softwares para pessoas com deficiência visual e também para pessoas com grande dificuldade motora, como por exemplo tetraplégicos, além de pessoas com dislexia, síndrome de down e autismo.
O Brasil tem hoje cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse número ultrapassa 9 milhões. Para a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, o prêmio tem o intuito de potencializar a questão da inclusão. “As políticas de inclusão devem ser reconhecidas e incentivadas. Em todo o Estado, os municípios vêm promovendo importantes progressos relativos às pessoas com deficiência. O Prêmio é um instrumento para difundir e multiplicar esses trabalhos tão importantes”, afirma a secretária.