Estão paradas as duas unidades da empresa ABB em Guarulhos. Nesta segunda-feira, a paralisação era no Parque Cecap. Nesta terça-feira, atingiu a unidade de Cumbica.
As duas empregam mais de 1.500 trabalhadores. O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região coordena as paralisações.
Os trabalhadores reivindicam aumento no valor da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados); pagamento linear (sem diferenciar administração e produção); jornada de 40 horas; delegado sindical; e fornecimento de desjejum.
“Nosso movimento é pacífico, sem incidentes”, afirma o presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos. Segundo ele, a entidade continuará buscando solução negociada. “O trabalhador quer resolver os problemas, retomar suas atividades e tocar a vida”, diz Pereira.
A ABB é multinacional sueco-suíça, presente em 100 países. No Brasil, tem cinco unidades. Josinaldo José de Barros (Cabeça), vice-presidente do Sindicato, afirma: “Empresa desse porte pode pagar PLR maior e melhorar as condições de seus funcionários”.
Nas duas unidades, o Sindicato dispensou os trabalhadores, que foram para casa e voltarão à empresa na manhã desta quarta-feira.
Moradores do Parque Cecap reclamam há dois dias do barulho causado pelas manifestações a partir das 6h. Em nota ao GuarulhosWeb, o Sindicato informa que não quer perturbar a população e estudaria medidas para minimizar os transtornos.