Cidades

Governador conhece as obras do Terminal Vila Galvão da EMTU

O governador Geraldo Alckmin realizou nesta quinta-feira,10, visita de Inspeção às obras do Terminal Vila Galvão que faz parte do trecho Cecap - Vila Galvão do Corredor Metropolitano Guarulhos - São Paulo.

As obras do referido trecho, que estão sendo executadas pelo Consórcio Ferreira  Guedes – Araguaia, começaram em agosto de 2013 e a conclusão está prevista para  dezembro deste ano. O terminal Vila Galvão, em Guarulhos, que está sendo construído em  área compreendida no quarteirão formado pela  Avenida 7 de Setembro e as ruas Cristina, Maria e Gilda da região da Vila Galvão ficará pronto no próximo mês de junho.

Características do terminal

O Terminal Metropolitano Vila Galvão será construído em  7.700 m2 de área e terá estrutura metálica, material  de fácil instalação e que propicia boa iluminação e ventilação para a área de circulação. A construção será inteiramente em pavimento rígido, o que garante  maior durabilidade e resistência  para a circulação da frota de ônibus, exigindo assim menos trabalho de manutenção.

Terá quatro plataformas de embarque e desembarque com equipamentos de serviço ao usuário como bancos, lixeiras, painéis de informes e telefones, além de contar com todos os  itens de acessibilidade universal para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, como sinalização tátil de alerta, rampas, corrimãos, plataforma elevada etc. O terminal contará, ainda, com prédio para as  áreas administrativa e operacional, guarita, bilheteria, banheiros públicos adaptados para pessoas com deficiência e lanchonete.

A capacidade estimada do terminal é de cerca de 20 linhas (municipais e metropolitanas) e movimentação de frota de 80 ônibus por hora, viabilizando o atendimento de uma média de 15 mil passageiros por dia.

Sustentabilidade e preservação histórica

Na questão de sustentabilidade, a concepção arquitetônica do terminal  garante maior tempo de iluminação natural e, consequentemente, menor consumo de energia. O terminal também contará com tanques de retenção de águas pluviais. Houve também uma preocupação com a preservação da história do local, com o projeto de  instalação de uma área de piso envidraçada em uma das plataformas para permitir a visualização das fundações da antiga Empresa Cerâmica Paulista, fundada em 1913, que forneceu tijolos para importantes monumentos históricos como a Catedral da Sé, Museu do Ipiranga, entre outros.

 

Trecho Cecap – Vila Galvão

O trecho em obras de 12,3 km de extensão envolve a construção do Terminal Vila Galvão, duas Estações de Transferência (Vila Endres e Emilio Ribas), 20 Estações de Embarque e Desembarque, mais três faixas por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus em pavimento rígido. Também será instalado ciclopasseio. A previsão é de que sejam transportados nessa ligação  cerca de  60 mil passageiros por dia.

– Status da obra

Atualmente há 250 homens trabalhando em  11 frentes de obras com 60 equipamentos em operação. O Terminal Vila Galvão, com 45% dos trabalhos executados, tem previsão de conclusão para o mês de junho. No viário 25% das obras já estão prontas e o trecho será entregue em dezembro deste ano.  O investimento nesse trecho será de R$ 78,7 milhões.

Estudos finais do Trecho Vila Endres – Tiquatira/Penha

Nessa ligação de 4 km de extensão foram priorizados 2,9 km de viário pela Av. Guarulhos e inclui a construção do Terminal Vila Endres, cinco estações, duas faixas por sentido e  duplicação Viaduto Imigrante Nordestino, na Penha. Os estudos e projeto desse trecho já estão concluídos, faltando apenas a conclusão dos estudos da  passagem da CPTM que estão em desenvolvimento. A previsão para publicação do edital de obras para essa ligação é para o primeiro semestre deste ano e início das obras está  para o segundo semestre de 2014. O investimento estimado  é de R$ 76,5 milhões

 

Trecho Taboão – Cecap já em operação

A ligação de 3,7 km de extensão ligando os bairros Taboão e Cecap em Guarulhos foi entregue em julho de 2013. Nele foram construídos os Terminais Taboão (maio de 2012) e Cecap (setembro de 2012), além de três faixas por sentido, sendo uma delas totalmente exclusiva para a circulação dos ônibus, por onde circulam em média 30 mil usuários por dia. Neste trecho operam cinco linhas metropolitanas com uso compartilhado da faixa exclusiva com o sistema municipal. O investimento do Governo do Estado nesse trecho foi de  R$ 39,7 milhões, incluindo os terminais de integração.

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