A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei Sentado volta a treinar no ginásio poliesportivo da Faculdade Anhanguera de Guarulhos. A instituição recebe a equipe de atletas para os treinos que acontecem entre os dias 12 e 19 de abril, das 8h às 13h e das 17h às 21h, e podem ser assistidos por alunos da instituição e por moradores da região.
Com pouco tempo e exercícios intensos, a equipe comandada pelo técnico José Agtônio Guedes, com assistência do estatístico Ubiratan Curupaná e do técnico do Praia Clube, Spencer Lee, se prepara na segunda fase de treinamento para o Torneio Moscou Open, que acontece de 4 a 11 de maio na cidade de Moscou, na Rússia, para Campeonato Mundial, realizado em junho na cidade de Elblag, na Polônia e para os Jogos Paralímpicos do Rio 2016.
A visita da seleção à Faculdade Anhanguera de Guarulhos faz parte da parceria firmada entre o curso de Educação Física da instituição e a Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes – CBVD. Na primeira fase de treinamento em Guarulhos, a equipe se dedicou ao Intercâmbio Internacional, realizado em março na cidade de Denver, nos Estados Unidos.
Vôlei sentado
A modalidade surgiu em 1956, na Holanda, como resultado da soma do voleibol e do sitzbal, esporte alemão praticado por pessoas com mobilidade limitada e que jogavam sentadas. O vôlei sentado foi exibido nos Jogos Paralímpicos em 1976, em Toronto, mas apenas em 1980, em Arnhem, na Holanda, passou a fazer parte da competição.
O vôlei sentado é competido por atletas amputados de membros inferiores, com lesão na coluna vertebral ou deficiência locomotora, como sequelas de poliomielite. A disputa é semelhante ao vôlei convencional, dividido em cinco sets, porém o contato com o chão deve ser mantido, exceto durante deslocamentos.
Serviços:
Treino Seleção Brasileira Feminina de Vôlei Sentado
Data: 12 a 19 de abril, das 8h às 13h, e das 17h às 21h
Local: Faculdade Anhanguera de Guarulhos
Endereço: Rua do Rosário, 300 – Macedo – Guarulhos/SP