Cidades

Estado levará alunos para visitar museus, centros históricos e teatros

Neste ano, serão mais de 200 instituições culturais em todo o Estado parceiras do programa Cultura é Currículo a serem visitadas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo inicia nesta semana as atividades do maior programa de incentivo à cultura oferecido pela Pasta, o Cultura é Currículo. A expectativa para este ano é levar mais de 747 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos, dos ensinos Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) para visitas monitoradas a mais 200 instituições parceiras. Destes, 22 mil são da Região Metropolitana de São Paulo (confira abaixo as opções de visitas em abril).

Realizado em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria, o projeto Lugares de Aprender promoverá 14,8 mil visitas, beneficiando cerca de 595 mil estudantes. Por meio do projeto, 175 instituições culturais parceiras como museus, pinacotecas, zoológicos, parques e exposições, abrirão suas portas aos alunos da rede ao longo deste ano.

Já o projeto Escola em Cena levará cerca de 152 mil alunos para assistir a diversos espetáculos de teatro, música e dança. Foram firmados convênios com 34 instituições em todo o Estado, o que garante mais de 3,8 mil visitas.

As vagas são disponibilizadas mensalmente às diretorias regionais de ensino, que fazem a distribuição para as escolas, responsáveis pela organização das visitas. O transporte e a alimentação dos estudantes são oferecidos pela Secretaria.

        “As ações têm como objetivo democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para aprimorar sua formação cultural, ampliando suas referências e o olhar sobre o mundo”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Além das visitas culturais, a Secretaria também oferece produções cinematográficas para as unidades de ensino. Por meio do projeto Cinema Vai à Escola, a Pasta distribuiu, no primeiro semestre de 2014, seis novos títulos, ampliando o acervo das escolas para 63 filmes em DVDs de diferentes gêneros e temas, que vão do clássico ao contemporâneo. O programa contribui para ampliar a bagagem cultural de 1,5 milhão de estudantes do Ensino Médio.

Confira abaixo as instituições parceiras na Região Metropolitana de São Paulo:

Capela do Morumbi

Casa da Imagem e Beco do Pinto

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Casa do Sertanista

Casa do Tatuapé

Casa Guilherme de Almeida

Casa Modernista

Catavento Cultural e Educacional

CCBB – Centro Cultural Bando do Brasil

Centro Universitário Maria Antonia

CIENTEC – Parque de Ciências e Tecnologia

Espaço Pinacoteca

Instituto Butantan

Instituto Itaú Cultural

Instituto Moreira Sales

Instituto Tomie Ohtake

MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo

MCB – Museu da Casa Brasileira

Memorial da América Latina

Memorial da Resistência de São Paulo

MIS – Museu da Imagem e do Som

Museu Afro-Brasil

Museu Barão de Mauá

Museu da Energia Usina Parque de Salesópolis

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Museu do Futebol

Museu Oceanográfico

Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho

Palácio dos Bandeirantes

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Engordador

Parque Estadual do Jaraguá

PEJ – Parque Estadual do Juquery

Pinacoteca do Estado de São Paulo

SESC Belenzinho

SESC Bom Retiro

SESC Consolação

SESC Osasco

SESC Pinheiros

SESC Pompeia

SESC Santana

SESC Vila Mariana

Sítio da Ressaca

Sítio Morrinhos

Solar da Marquesa de Santos

 

Posso ajudar?