O prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) reforça a importância da ação, com um balanço de 2013. “No ano passado, 16 casos de câncer bucal foram detectados durante a campanha de vacinação.
Durante o período de vacinação, dentistas da Prefeitura farão plantões nos postos de saúde para abordar e examinar os idosos, orientando e, eventualmente, indicando tratamento adequado para cada caso.
“O uso de próteses pode levar ao surgimento de feridas, bem como mascarar sinais de câncer bucal, por isso a necessidade de identificar possíveis as lesões”, afirma o diretor de saúde bucal do município, Adilson Amorim.
De acordo com Amorim, jovens entre 20 e 40 anos também veem apresentado lesões devido ao fumo e, por isso, merecem atenção durante a campanha. “Muitos casos estão relacionados ao fumo. Além de realizar os exames, os profissionais estão aptos a conscientizar sobre os problemas que o cigarro pode causar de forma geral à saúde”, completou Amorim.
Influenza – Neste sábado, dia 26, será realizado o Dia D, que contará com 19 postos volantes espalhados por pontos estratégicos da cidade. Deverão ser imunizados idosos maiores de 60 anos, grávidas, mães de recém-nascidos, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, diabéticos, transplantados, obesos, pessoas com imunossupressão, portadores de trissomias e reclusos do sistema penitenciário.
Até o próximo dia 9, qualquer pessoa inserida no público alvo da campanha pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para tomar a vacina. A meta da secretaria é imunizar 80% das 65,7 mil pessoas inclusas nesse grupo de risco. A vacina que será ministrada é trivalente e imuniza contra dois tipos de gripe A – um deles é a H1N1 – e um tipo de gripe B.