Vencedor pela segunda vez do selo, Aché se destaca pela atuação pedagógica e profissional de jovens em vulnerabilidade social
O programa Aprendiz, iniciativa do Aché para educação profissional e social de jovens, recebeu nesta quinta-feira (24) o Selo Empresa Parceira da Formação Profissional, concedido pela prefeitura de Guarulhos para empresas que promovem inclusão profissional de jovens. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença do prefeito da cidade, Sebastião Almeida, e demais autoridades municipais. Essa é a segunda vez que o Aché é premiado com o selo.
O prêmio – criado em 2011 com apoio da Secretaria de Relações do Trabalho e Emprego – é destinado a empresas e instituições de ensino que se destacam em programas de formação e qualificação profissional. Uma comissão escolhe as nove principais empresas que se destacam no quesito e contribuem ativamente para a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.
Qualificação
No Aché, o programa Aprendiz seleciona jovens em situação de vulnerabilidade social com idade entre 17 e 20 anos, moradores de Guarulhos. Os aprovados recebem aulas teóricas e práticas, com conteúdo técnico-pedagógico supervisionado pela Fundação Iochpe e ministradas por colaboradores voluntários do Aché.
Já as aulas práticas são realizadas em diversas áreas da Companhia, onde os jovens são apresentados a questões técnicas e comportamentais – sob orientação de um profissional responsável.
Os alunos também participam de aulas especiais que tratam de questões sociais cotidianas e auxiliam na reflexão sobre as atitudes em sociedade, como política, religião, trabalho e sexualidade.
“O diferencial do trabalho realizado é que buscamos focar não somente na qualificação profissional dos nossos alunos, mas também trabalhar o comportamento social, formando cidadãos responsáveis”, explica Patrícia Regina Alves, responsável pelo programa.