No entanto, o novo terminal do aeroporto abrirá incompleto sem as maiores companhias aéreas e sem alguns dos serviços prometidos. E mais: não atenderá aos passageiros que virão ao Brasil para assistir a Copa do Mundo daqui a pouco mais de um mês.
Das 24 empresas aéreas previstas para a nova ala, apenas três estarão instaladas na primeira semana: Lufthansa, Swiss e TAP. Até a Copa do Mundo, serão mais cinco -United, Air China, Turkish, South African Airways e Singapore.
As oito representam apenas 25% dos voos internacionais em Guarulhos segundo a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto. Os demais voos para o exterior continuarão nos terminais 1 e 2, hoje superlotados.
As empresas que mais fazem voos internacionais, TAM e American, só vão se transferir em setembro -ou seja, depois do Mundial-, quando 80% dos voos internacionais estarão chegando ao novo terminal e partindo dele.
A transferência gradativa é comum em terminais recém-inaugurados, para evitar problemas na operação. Será assim, por exemplo, no terminal 2 de Heathrow (Londres), que abrirá em junho.
A GRU Airport diz que o cronograma respeita a "segurança operacional do aeroporto" e segue orientação de consultorias estrangeiras.