O Brasil sofre com a falta de profissionais na área de engenharia. O fenômeno, já detectado há algum tempo no mercado de trabalho, atinge também as principais universidades públicas do país, que não conseguem contratar professores de engenharia, mesmo oferecendo salários acima de R$ 8 mil. A Faculdade Eniac de Guarulhos, no entanto, não sofre com este problema, já que vem atraindo docentes oferecendo melhores condições de enisno e pesquisa.
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria mostra que 61% das empresas não encontram engenheiros suficientes para a produção. A situação se agrava com a falta de professores nos cursos de Engenharia até de universidades públicas. Segundo o censo do MEC, de 2010 a 2012 o número de alunos ingressantes em cursos superiores na área cresceu 65% enquanto o de professores, 21%.
Na contramão desse apagão de professores em instituições públicas, estão as faculdades privadas que atraem novos docentes por oferecer condições de ensino e pesquisa que, muitas vezes, superam os benefícios e exigências das instituições públicas. O professor Francisco Lameiras, coordenador do curso de Engenharia da Faculdade Eniac, aponta que o Eniac supera este problema oferecendo laboratórios modernos e softwares de última geração. “Nossos cursos de Engenharia permitem que o aluno consiga formação tecnológica no meio do percurso, proporcionando a rápida inserção no mercado de trabalho enquanto termina o curso”, explica.
Lameiras ressalta que o momento é ótimo para os alunos ingressarem numa boa faculdade de Engenharia. “O Brasil tem uma demanda de aproximadamente 60 mil engenheiros por ano mas o país forma em torno de 40 mil. “Por essas razões, creio que o momento é ótimo para escolher essa área para investir no futuro, pois haverá oportunidades na indústria e na área acadêmica”, acrescenta.
Atualmente, a faculdade Eniac oferece os cursos de engenharia de Produção, Mecatrônica, Controle e Automação e Elétrica.
Projeto – O projeto de formação na qual o Eniac vem se estruturando nos últimos anos, credencia a instituição buscar uma visibilidade diferenciada nos cursos de engenharia. De acordo com o Ruy Guérios, Diretor Geral do Colégio e Faculdade Eniac, uma faculdade de engenharia está ligada a três fatores acadêmicos: Projeto Acadêmico Sólido; Parcerias Industriais e Desenvolvimento Científico.
“No Eniac desenvolvemos os três eixos de forma plena e satisfatória. O Sistema de Ensino Eniac é considerado o melhor da região. Contando com 250 empresas que ajudam no desenvolvimento desta solução e o Eniac Innovation com a Inclusão Profissional, a Faculdade Eniac credenciou a criação da primeira faculdade de engenharia da região”, explica Ruy Guérios.
O Eniac conta com uma infraestrutura de alta tecnologia, com laboratórios avançados, oficina mecânica, bibliotecas, salas de aula equipadas com sistema de áudio e vídeo e salas de projeção e quadras poliesportivas. Os laboratórios Avançados oferecem vários equipamentos, como: laboratório de eletro-eletrônica, geradores de Função, osciloscópios, painéis didático de comandos elétricos, inversores de frequência, fontes de alimentação e kit didático de máquinas elétricas, entre outros. Os laboratórios de Processos Industriais vêm com tornos mecânico BV-20 e fresas MR-222. O laboratório de Eletrônica apresenta comunicação analógica, kits de eletrônica e circuitos elétricos. Já o laboratório de Ensaios Mecânicos tem análise de refrigeração, ensaio de tração, ensaio de dureza, máquina térmica, metalogafia e mecânica dos fluídos.