O pronto-socorro do Complexo Hospitalar Padre Bento, em Guarulhos passará por obras de ampliação. O projeto foi orçado em R$ 9,7 milhões e deverá começar ainda este mês. O Hospital atende uma média mensal de 7,5 mil pacientes. Após a conclusão das obras, o pronto-socorro passará dos atuais 300 m² para 1.750 m². Esta foi uma das reivindicações defendidas pelo então deputado federal Carlos Roberto (PSDB), junto à Secretaria Estadual de Saúde, ainda em 2012 e ratificadas no ano passado durante audiência com o atual secretário estadual, David Uip. Também em 2013, o vereador Gilvan Passos (PSDB) encaminhou um ofício à Casa Civil do Governo do Estado, solicitando a construção do novo PS.
"Nós estamos em um local histórico, o antigo SPB (Sanatório Padre Bento) que é um prédio de 1931. Aqui é uma referência em clinica médica e oftalmologia. O único pronto-socorro de oftalmologia do Alto Tietê que funciona 24 horas por dia. Referência também em cirurgia, dermatologia, neurocirurgia, com um pronto-socorro com apenas 300 m², que terá 1.750 m², seis vezes maior", disse o governador Geraldo Alckmin, em visita ao estabelecimento na manhã desta segunda-feira. Também estavam presentes o secretário David Uip, além dos vereadores Gilvan Passos, Alexandre Dentista e Ramos da Padaria. O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Carlos Derman, representou a Prefeitura de Guarulhos.
A nova estrutura terá cinco consultórios, leitos de observação masculina e feminina, enfermarias para internação de curta duração, dois isolamentos (um feminino e outro masculino), sala de pequenas cirurgias, salas de sutura, coleta de exames, raio-X, medicação, gesso, serviço social e de enfermagem, além de acesso para urgência e emergência destinado às ambulâncias e área para Acolhimento com Classificação de Risco.
"Teremos um novo hospital e vamos separar o pronto atendimento dos casos não tão graves, daqueles que são urgência e emergência. Vamos fazer um prédio novo e preservar o que é tombado pelo Condephaat, preservando a história e trazendo equipamentos e a tecnologia para poder atender melhor a população de Guarulhos e daqui da região. Tudo de graça, 100% de SUS e atendimento com qualidade", completou o governador.
O pronto-socorro da unidade continuará com o atendimento normal de urgências e emergências durante as obras. Quando a construção da nova área de atendimento for concluída, os pacientes serão transferidos e a antiga estrutura será demolida e reformada, para a complementação da obra.