Cidades

DIA DO MEIO AMBIENTE – Proguaru instala obra em mosaico ao ar livre

Área onde lagarto foi colocado passou por revitalização paisagística. Objetivo é expandir projeto e levar arte para os quatro cantos da cidade.
Em homenagem ao Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, e para incentivar a prática de ações sustentáveis, tornando a cidade mais agradável, a Proguaru promove na quinta-feira, dia 05, a partir das 10h, a entrega da implantação de uma praça na confluência das avenidas Benjamin Harris Hunnicutt e Pedro de Souza Lopes, no Cabuçu. No local foram instalados um lagarto de seis metros de comprimento, o Teiú, construído com material reciclado, mesas, bancos e banquetas, todos revestidos em cerâmica com a técnica do mosaico.
 Fruto de uma parceria com a empresa Saint Gobain Telha Norte e a contratação da ceramista Nazaré Botana, o Teiú – lagarto que vive na região – foi confeccionado após cinco encontros em uma oficina ministrada pela artista aos funcionários da empresa e convidados, na Gerência de Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é tornar o projeto fixo e levar arte sustentável para mais praças e equipamentos públicos de Guarulhos.
 A união entre Proguaru e Saint Gobain aconteceu após a visita da empresa à Usina Recicladora, para conhecer a logística de reciclagem dos Resíduos da Construção Civil (RCC). “Nós percebemos que havia uma riqueza no material que a Saint Gobain pretendia nos enviar, então, convidamos multiplicadores para participar de um projeto e transformar o ‘problema’ em oportunidade, além de difundir a técnica do mosaico”, disse Marli Araújo, gerente de Desenvolvimento Sustentável. A área onde o lagarto foi colocado ganhou passeios executados com agregado reciclado, beneficiado na Usina Recicladora da Proguaru, revitalização paisagística, iluminação e readequação viária.
 Foram cinco aulas até que o objeto de estudo para o mosaico ficasse pronto. Além de funcionários da Proguaru, a oficina contou com a participação de colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Organização Não Governamentais (ONG) Movimento Cabuçu, Associação Chico Mendes e Ecoficina, além da Escola Estadual Cora Coralina. “Essa é uma oficina de vida e cada um de nós é uma peça neste grande mosaico. Nosso objetivo aqui é que a população também faça parte deste trabalho, compartilhando a nossa experiência e vivenciando a arte”, relatou Nazaré Botana, responsável pela oficina de mosaico.
 De acordo com o gerente geral da Saint Gobain, Ismael Santiago Gomes, a empresa procura fazer o descarte correto de seus resíduos e a parceria com a Proguaru permitirá a destinação adequada do material e o desenvolvimento da arte na cidade. “Temos uma grande preocupação em destinar corretamente nossos resíduos e um compromisso sério com o meio ambiente. Torcemos muito para a continuidade desse belo trabalho, todos ganham com isso”, finalizou.
 

Posso ajudar?