Empresários poderão acionar 0800 da instituição para atendimento ao turista estrangeiro; donos de comércio irão expor seus produtos por aplicativo, e artesãos terão espaço para comercialização de peças
A fim de disponibilizar aos micro e pequenos negócios ferramentas de apoio no contato com os turistas que estarão no país durante a Copa do Mundo FIFA™ 2014 e, ainda, promover empresas e seus produtos inspirados no Mundial e na cultura brasileira, o Sebrae-SP disponibilizará número gratuito de auxílio a idiomas, aplicativo Vitrine Sebrae Copa 2014™ – onde os comerciantes poderão expor seus itens – e, ainda, espaço para promoção e comercialização do artesanato brasileiro, sob o nome Brasil Original.
“A Central de Línguas foi criada por sabermos que nem todos dominam outro idioma, o que poderia ser um entrave na comunicação entre nossos empresários brasileiros e os estrangeiros que vêm para a Copa. Por isso, optamos por oferecer um suporte, contemplando empresas de diversos segmentos e os auxiliando nas negociações com os visitantes”, afirma Cássio Santos, coordenador do projeto e consultor do Sebrae-SP.
Santos explica que estarão disponíveis atendimentos em inglês, francês, espanhol e japonês, no período de 12 de junho a 13 de julho, durante os dias de jogos no Brasil. Segundo ele, o serviço funcionará 24h por dia e será voltado, principalmente, a empresários de comércio e serviços, como proprietários de hotéis, bares e restaurantes, e os taxistas. “A expectativa da instituição é de atender cerca de 10.000 pessoas durante o mês do Mundial”, comenta.
Quem tiver interesse poderá entrar em contato com a Central de Línguas do Sebrae-SP pelo 0800 823 4567.
Aplicativo – Vitrine Sebrae Copa 2014™
Além do suporte a idiomas, o Sebrae-SP criou o Vitrine Sebrae Copa 2014™, um aplicativo para dispositivos móveis que divulgará produtos das micro e pequenas empresas paulistas.
Para participar, as empresas devem fazer o cadastro e anunciar até três itens, com descritivo, preço e foto. Os produtos serão separados pelas categorias: varejo, turismo, gastronomia, moda e artesanato.
O aplicativo também trará informações úteis ao usuário final. “O intuito é promover as empresas, mas também informar os usuários sobre como chegar aos estádios, apresentar os atrativos turísticos da cidade, perfis dos turistas, e outras curiosidades”, comenta Santos.
O Vitrine Sebrae Copa 2014™ já está disponível para Android, no Google Play, e, em breve, será disponibilizado também para Iphone, na Apple Store.
Brasil Original – Show room de artesanatos
O Brasil Original será um espaço para a promoção e comercialização do artesanato brasileiro. Estarão presentes artesanatos de São Paulo, Ceará, Pará, Tocantins, Amazonas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Pernambuco, e as peças serão divididas por categorias: Arte Popular; Artesanato; Artesanato Tradicional; Artesanato de Referência Cultural; Artesanato Conceitual e Artesanato Indígena. Segundo Santos, que também coordena este projeto, as peças foram selecionadas por uma equipe de curadores do Sebrae-SP, das áreas de acesso ao mercado, design, gestão e artesanato.
A loja estará presente nas cidades onde acontecerão os jogos do Mundial. No estado de São Paulo, o Brasil Original estará no Shopping Light, de 11 de junho a 13 de julho.
“O objetivo deste projeto é fomentar o artesanato brasileiro, promovendo sua identidade por meio de exposição de produtos, inovação, comercialização e incentivo a novas redes de negócios”, finaliza Santos.
Serviço
Projeto Brasil Original
Quando: 11 de junho, a partir das 11h
De 12 de junho a 13 de julho, das 9h às 21h
Onde: Shopping Light
Rua Coronel Xavier de Toledo, 23 – Pça da República.