Recesso escolar foi antecipado para junho por causa dos jogos da Copa do Mundo; matrículas para 2015 começam em julho
Nesta quinta, dia 12, mais de 4 milhões de estudantes da rede estadual paulista entram em férias. Na capital e região metropolitana são 2,1 milhões de estudantes. Em 2014, o recesso do meio do ano, que sempre acontece no mês de julho, foi antecipado para junho. O calendário especial foi organizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em virtude dos jogos da Copa do Mundo. O retorno às aulas em todas as 5 mil unidades de ensino está marcado para 14 de julho.
A reorganização mantém a garantia dos 200 dias letivos previstos em lei e nenhum prejuízo curricular aos estudantes. Por isso, a Secretaria também deu início às atividades escolares em 27 de janeiro. Também foi definido que os alunos, professores e servidores terão uma semana de recesso entre os dias 13 e 20 de outubro. Pais e as comunidades escolares foram avisados da mudança do calendário com antecedência, em outubro de 2013.
“O planejamento foi feito para que a presença dos alunos em sala de aula não tivesse nenhuma interferência por causa do evento e também para colaborar na organização dos setores públicos e privados na oferta de serviços e diminuição do trânsito, por exemplo”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Matrículas antecipadas para 2015
O calendário de matrículas também foi antecipado neste ano. Entre os dias 15 de julho e 15 de agosto, pais e responsáveis de estudantes que não frequentam a pré-escola municipal em 2014 poderão fazer o cadastro em qualquer escola pública, estadual ou municipal, do Estado de São Paulo utilizando o sistema centralizado de matrículas criado pela Secretaria.
As inscrições para o Ensino Médio serão no mês de agosto para os que se encontram fora e desejam retomar seus estudos em 2015 e automática para os concluintes do Ensino Fundamental neste ano e que optarem por cursar o próximo ciclo em uma escola estadual. Em outubro, serão abertas as inscrições antecipadas para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.